Categoria destinada a cursos e outras atividades de extensão.

Divulgação Científica e Comunicação Pública da Ciência: articulando teorias e práticas - turma 2024

O curso é voltado aos alunos de graduação e pós-graduação da UFABC e para o público externo, em especial comunicadores, pesquisadores e professores do ensino básico. A atividade proposta será realizada na modalidade a distância com duração de 92 horas, sendo 4 horas semanais de dedicação ao curso, divididas entre a audiência nas lives e aulas síncronas, leituras e atividades no moodle (totalizando 56h ao longo do curso) e outras 36h para o desenvolvimento do trabalho final de avaliação. As lives oferecidas no curso constituirão uma série de vídeos e podcasts intitulada "Ciência de Divulgar Ciência", a série apresentará em cada episódio, com cerca de uma hora de duração, entrevistas com divulgadores científicos, pesquisadores em Divulgação Científica ou, ainda, personalidades do meio científico brasileiro e será conduzida em parceria com o Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológicos (LAbI) e com o Instituto da Cultura Científica "Willian Saad Hossne" (ICC), ambos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e parceiros na realização do referido curso. Além de contribuir para um aumento na qualidade e na quantitade de ações de difusão do conhecimento e oferecer aos seus participantes instrumentos para uma atuação autônoma em tal área, inclusive com o desenvolvimento de pesquisas, espera-se também que o curso amplie o acesso ao "Programa José Reis de Incentivo ao Jornalismo Científico (Mídia Ciência)" da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), uma vez que seu programa contempla os tópicos exigidos para pleitear bolsas em tal linha de fomento.

Curso online de capacitação - Projeto De Olho na Costa

Curso de formação para o projeto de ciência cidadã "De olho na costa", cujo objetivo é monitorar a biodiversidade de costões rochosos.

Formação de educadores ambientais da bacia hidrográfica da Serra da Mantiqueira

Este curso é parte do projeto “O Caminho das Águas para a Sustentabilidade. Elaboração participativa do Plano de Educação Ambiental do Comitê da Bacia Hidrográfica da Serra da Mantiqueira (CBH-SM) financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO) do estado de São Paulo. O projeto visa construir o Plano de Educação Ambiental do CBH-SM de forma participativa, estimulando a atuação educadora ambiental e contribuindo para a conservação dos recuhídricos das bacias hidrográficas da Serra da Mantiqueira. Entre outros objetivos visa proporcionar a capacitação de protagonistas locaiseducação ambiental das bacias da Serra da Mantiqueira que é objeto deste curso de extensão. Além de providenciar aos alunos do cconhecimentos na área de educação ambiental, os alunos estarão envolvidos em atividades de mobilização socioambiental e participarãoespaços de diálogo e de reflexão entre o poder público, especialistas e cidadãos. Como parte do curso formativo vou acompanhar e se envna elaboração do diagnóstico socioambiental participativo nas bacias hidrográficas da Serra da Mantiqueira, na elaboração das diretrizes, mlinhas de ação estratégicas, bem como no monitoramento e avaliação de todo processo de construção do Plano de Educação Ambiental.

Teacher: Klaus Frey

Ciência cidadã nas escolas - edição 2024

A ciência cidadã é um processo de parceria entre cientistas e público geral para a construção de conhecimentos científicos. Esse processo pode contribuir para o empoderamento social e a conservação ambiental. Projetos de ciência cidadã desenvolvidos no ambiente escolar podem ser trabalhados em consonância com as propostas curriculares e de forma interdisciplinar e transversal às diferentes áreas do conhecimento. Desta forma, professores de diferentes disciplinas podem explorar competências e habilidades específicas do seu campo nas várias etapas da construção do conhecimento científico. Com vistas à aproximação entre os professores da educação básica e os projetos de ciência cidadã atualmente em andamento na Universidade Federal do ABC, esse será oferecido em formato híbrido (parcialmente online no Moodle da UFABC e parcialmente presencial), com 110h de carga horária. No curso, serão abordados os conceitos de ciência cidadã e de alfabetização científica, conservação ambiental e sustentabilidade, bem como serão apresentados os projetos de ciência cidadã atualmente em andamento na Universidade Federal do ABC. A partir da simulação dos protocolos dos projetos pelos professores, serão discutidas possibilidades de inclusão da ciência cidadã no ambiente escolar, bem como as oportunidades para o desenvolvimento de uma plataforma online de ciência cidadã escolar.

Africanidades: por uma educação antirracista

 

O curso de extensão Africanidades é um projeto coordenado pela Prof. Ana Maria Dietrich em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do ABC.

Nosso objetivo é promover a discussão sobre a cultura africana e afro-brasileira e práticas pedagógicas lúdicas e inovadoras com vistas a construir uma Educação em Direitos Humanos. Explorando atividades como contação de histórias, jogos educativos, brincadeiras e folguedos, o Africanidades se destaca por apresentar uma metodologia pedagógica única que mescla teoria e prática em prol do aprendizado. Em nossas diversas ofertas abordamos as temáticas do lúdico, do quilombo, da luta e resistência dos povos negros além dos saberes e das culturas populares.

Seja em rodas de capoeira ou na contação de histórias, seja ancorado no conhecimento acadêmico ou no conhecimento ancestral, o Africanidades visa o desenvolvimento da prática pedagógica anti-racista. Aqui, ancestralidade e academia envolvem-se numa dança e nos levam a novas e encantadoras perspectivas.