Este curso tem por objetivo servir de apoio aos estudantes da disciplina BCN0404-15 – Geometria Analítica - Q3.2019. Aqui você encontrará listas de exercícios e outras informações úteis. Você poderá consultar professores, monitores, e seus colegas a respeito de exercícios das listas e dos testes. Caso seu professor esteja adotando os testes virtuais, é aqui nesse curso que você terá acesso a eles.

Este curso tem por objetivo servir de apoio aos estudantes da disciplina BIN0406-15 – Introdução à Probabilidade e à Estatística - Q3.2019. Aqui você encontrará listas de exercícios e outras informações úteis. Você poderá consultar professores, monitores, e seus colegas a respeito de exercícios das listas e dos testes. Caso seu professor esteja adotando os testes virtuais, é aqui nesse curso que você terá acesso a eles.

Este curso tem por objetivo servir de apoio aos estudantes da disciplina BCN0204-15 – Funções de uma variável - Q3.2019. Aqui você encontrará listas de exercícios e outras informações úteis. Você poderá consultar professores, monitores, e seus colegas a respeito de exercícios das listas e dos testes. Caso seu professor esteja adotando os testes virtuais, é aqui nesse curso que você terá acesso a eles.



Este curso tem por objetivo servir de apoio aos estudantes da disciplina BCN0405-15 –  Introdução às equações diferenciais e ordinárias - Q3.2019. Aqui você encontrará listas de exercícios e outras informações úteis. Você poderá consultar professores, monitores, e seus colegas a respeito de exercícios das listas e dos testes. Caso seu professor esteja adotando os testes virtuais, é aqui nesse curso que você terá acesso a eles.



Este curso tem por objetivo servir de apoio aos estudantes da disciplina BIS0003-15 – Bases Matemáticas. Aqui você encontrará listas de exercícios e outras informações úteis. Você poderá consultar professores, monitoes, e seus colegas a respeito de exercícios das listas e dos testes. Caso seu professor esteja adotando os testes virtuais, é aqui nesse curso que você terá acesso a eles.



OBJETIVOS: A disciplina de Bases Matemática tem como objetivo revisar conteúdos elementares da matemática do ensino médio, com ênfase nos conceitos relativos à função real, porém sobre um ponto de vista típico do ensino superior, desenvolvendo a capacidade de compreensão e uso linguagem matemática, do raciocínio lógico. Desse modo diminuindo as disparidades de formação dos ingressantes no BC&T e concomitantemente ressaltando a estrutura conceitual do conhecimento matemático. Finalmente, a disciplina visa também introduzir um dos conceitos fundamentais do cálculo, os conceitos de limite e de continuidade para funções reais de uma variável. 

EMENTA: Elementos de Linguagem e Lógica Matemática: proposições, conectivos e quantificadores, condições necessária e suficiente. Elementos da Teoria Ingênua de Conjuntos: Conjuntos, Subconjuntos, Operações com Conjuntos: União e Intersecção. Conjuntos Numéricos: Números naturais e Indução. Números Reais. Equações e Inequações. Funções: definição e propriedades. Funções Injetoras e Sobrejetoras. Operação com Funções. Função Composta e Inversa. Funções Reais: função escada, função módulo, funções lineares, funções polinomiais, funções racionais, funções trigonométricas, funções trigonométricas inversas, funções exponenciais e funções logarítmicas. Gráficos de funções. Transformações do gráfico de uma função: translação e dilatação. Limite e Continuidade: conceito de limite de função; propriedades dos limites; Teorema do Confronto, limites laterais; limites infinitos; Continuidade; Teorema do Valor Intermediário. 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA: 

  • STEWART, J. Cálculo, v. I, Thomson 2009.
  • BOULOS P. Pré calculo, São Paulo, Makron 2006. 
  • LIMA, E.; CARVALHO, P. ; WAGNER, E.; MORGADO, A. A Matemática do Ensino Médio. v. 1. Coleção do Professor de Matemática, Sociedade Brasileira de Matemática, 2003.