ESTB023-17SB-FísicaMédica1-2023.2-ProfJohnSims teste 2
Welcome to the Medical Physics course (Física Médica I) 2Q/2023, presented by Prof Dr. John A. Sims.
The objective of this course is to present the fundamental physics involved in the generation and utilization of:
(i) ionizing radiation, namely X-rays and radiation produced from the decay of radioisotopes;
(ii) ultrasound;
The focus of the course is on healthcare applications, although the techniques can be applied generally to other areas of technology and engineering.
ESTB023-17SB-FísicaMédica1-2023.2-ProfJohnSimstesteeeee
TICEVI Perpétua Muianga
TICEVI Julio Cesar Vieira da Silva
TICEVI Isabela Duarte Moreno - Introdução à banco de dados relacionais
TICEVI Antonio Marcos - Veículos Autônomos / Percepção
A Matemática é Complicada ou Complexa?
A concepção de que a Matemática e a Ciência são distintas, possivelmente construída a partir da ideologia da modernidade e do pensamento simplificador, pode interferir na concepção que os professores que ensinam matemática possuem em relação à Ciência. "A Matemática é complicada ou complexa?" é um curso de extensão na modalidade EAD, com encontros que contemplam discussões e reflexões sobre a concepção da Matemática enquanto ciência, considerando o pensamento crítico e o pensamento complexo no ensino de matemática.
TICEVI Roger Araujo da Silva
Semana 01
Semana 02
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- Conceitos Fundamentais de Programação
- Conceitos básicos de lógica de programação, variáveis, tipos de dados, operadores, estruturas de controle.
- Conceitos Fundamentais de Programação
Semana 03
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- Conceitos Fundamentais de Programação
- Conceitos básicos de lógica de programação, variáveis, tipos de dados, operadores, estruturas de controle.
- Conceitos Fundamentais de Programação
Semana 04
Semana 05
Semana 06
Semana 07
Semana 08
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- Criatividade e Inovação com Lego Mindstorm
- Introdução ao Lego Mindstorm: kit de robótica educacional.
- Montagem de robôs e sensores.
- Programação de movimentos e comportamentos dos robôs usando linguagem visual.
- Criatividade e Inovação com Lego Mindstorm
Semana 09
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- Criatividade e Inovação com Lego Mindstorm
- Introdução ao Lego Mindstorm: kit de robótica educacional.
- Montagem de robôs e sensores.
- Programação de movimentos e comportamentos dos robôs usando linguagem visual.
- Criatividade e Inovação com Lego Mindstorm
Semana 10
Semana 11
Semana 12
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- Apresentação de Projetos e Reflexão sobre o Processo de Aprendizagem
- Apresentação dos projetos desenvolvidos pelos alunos.
- Discussão sobre as experiências vivenciadas ao longo da disciplina.
- Reflexão sobre a importância dos ambientes lúdicos no processo de aprendizagem de lógica de programação.
- Discussao sobre tecnolgias do futuro:
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Inteligência Artificial (IA):
- Discussão sobre os fundamentos da IA e sua aplicação em diversas áreas, como reconhecimento de padrões, aprendizado de máquina e processamento de linguagem natural.
- Exploração de como os conceitos de IA são implementados em ambientes de programação, como algoritmos de busca, sistemas de recomendação e agentes inteligentes.
- Exemplos de projetos de IA que os alunos podem criar utilizando os ambientes lúdicos da disciplina, como um chatbot em Scratch ou um sistema de recomendação em Greenfoot.
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Realidade Aumentada (RA):
- Discussão sobre o conceito de RA e suas aplicações no campo da educação, como a criação de experiências imersivas e interativas para o aprendizado de programação.
- Exploração de ferramentas e plataformas de desenvolvimento de RA que os alunos podem utilizar para criar projetos de programação, como AR.js, Unity e Vuforia.
- Exemplos de projetos de RA que os alunos podem desenvolver para visualizar e interagir com algoritmos de programação em um ambiente tridimensional.
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Realidade Virtual (RV):
- Discussão sobre as possibilidades da RV para o ensino de programação, incluindo a criação de ambientes de aprendizado imersivos e a simulação de cenários de programação complexos.
- Exploração de ferramentas e plataformas de desenvolvimento de RV que os alunos podem utilizar para criar projetos de programação, como Unity, Unreal Engine e A-Frame.
- Exemplos de projetos de RV que os alunos podem desenvolver para praticar conceitos de programação em um ambiente virtual, como a criação de um jogo de labirinto ou um simulador de programação de robôs.
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Desafios e Oportunidades:
- Discussão sobre os desafios éticos e sociais associados ao uso de IA, RA e RV no contexto da educação e da programação, como questões de privacidade, vício em tecnologia e desigualdade de acesso.
- Exploração das oportunidades oferecidas por essas tecnologias para tornar o aprendizado de programação mais acessível, envolvente e eficaz, incentivando a criatividade e a inovação dos alunos.
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- Apresentação de Projetos e Reflexão sobre o Processo de Aprendizagem