Ementa: O que é metodologia científica? Para que serve? A ciência: um tipo de conhecimento dentre outros. A ciência e o senso comum. Ciências Naturais e Ciências Humanas e Sociais. Métodos quantitativos e métodos qualitativos: limites e complementaridades. Questões éticas na pesquisa científica. A pergunta de pesquisa e formulação do problema de pesquisa. O Projeto de Pesquisa. A importância da teoria. Métodos, técnicas, procedimentos de pesquisa, cronograma e referências bibliográficas. Análise dos dados.

 Bibliografia

ANDRÉ, M. E. D. A. Etnografia da prática escolar. São Paulo: Papirus, 1995.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições, 2011.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

CARVALHO, A. M. P. Ensino de Ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo, Thomson, 2004.

CRESWELL, J.W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2010.

DELIZOICOV, D. Pesquisa em ensino de ciências como ciências humanas aplicadas. Cad. Bras. Ens. Fís., 21: 145-175, 2004.

ESTEBAN, M.P.S. Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos e tradições. Porto Alegre: AMGH Editora, 2003.

GRECA, I. M. (Org) A pesquisa em ensino de ciências no Brasil e suas metodologias.  Ijuí : Ed. Unijuí, 2006.

SOUZA MARTINS, H. H. Metodologia qualitativa de pesquisa. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30,  n.2, p. 289-300, maio/ago. 2004 289.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2011.

YIN, R.K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2010.


Ementa: Considerando a relevância da formação de professores no contexto atual da educação científica e matemática, no que se refere às necessidades sociais postas no âmbito da educação, esta disciplina pretende aprofundar a análise dos caminhos percorridos no campo da formação e no desenvolvimento desses profissionais. As temáticas a serem abordadas são: Os saberes, o professor reflexivo e o professor pesquisador - profissionalização no cenário das transformações sociais e educacionais contemporâneas; conceitos de profissionalização e desenvolvimento profissional no contexto das necessidades dos professores nas escolas; determinações históricas e sociais dos conceitos amplamente disseminados de formação inicial e de formação continuada.

 Bibliografia

ALARCÃO, I. (Ed.) Formação Reflexiva de Professores: Estratégias de Supervisão. Porto, Porto Editora, 1996, pp. 11-39.

CARVALHO, A.M.P.(org).Formação de Professores Múltiplos Enfoques. 1ª ed. São Paulo: Sarandi, 2013. v. 1. 295p

CACHAPUZ, António (Org.) ; CARVALHO, A. M. P. (Org.) ; PÉREZ, Daniel Gil (Org.) . O ensino das ciências como compromisso científico e social: os caminhos que percorremos. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2012. v. 1. 247p .

CARVALHO, A.M.P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências. São Paulo, Cortez, 8ª Ed., 2006.

CASTRO, A. D.; CARVALHO, A. M. P. (Eds) Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo, Pioneira, 2001.

D´AMBRÓSIO, U. Educação Matemática: Da Teoria à Prática. Campinas, Papirus, 1996.

FIORENTINI, D. et al. Formação de Professores de Matemática: Explorando Novos Caminhos com Outros Olhares. Campinas, Mercado de Letras, p. 19-50, 2003.

GHEDIN, E., ALMEIDA, M. I., LEITE, Y. U. F. Formação de professores: caminhos e descaminhos da prática. Liber Libro, 2008.

IMBERNÓN, F. Formação docente profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo, Cortez, 2004.

IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Porto Alegre, Artmed, 2010.

LOCATELLI, S. W. Tópicos de metacognição: para aprender e ensinar melhor. Curitiba: Appris, 2014.

NÓVOA, A. Professores Imagens do futuro presente. Educa, Lisboa, 2009.

PAQUAY, L; PERRENOUD, P; ALTET, M; CHALIER, É. (Eds.) Formando professores profissionais: quais estratégias? Quais competências? Porto Alegre, Artmed, 2001.

PIMENTA,S.; ANASTASIOU, L.G.C. Docência em Formação – Docência no Ensino Superior. Cortez Editora, 2014.

SELLES, S. E.; FERREIRA, M. S. (Eds.) Formação Docente em Ciências - Memórias e Práticas. Niterói, Eduff, 2003.

TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação profissional. 13ªEd. Petrópolis: RJ: Editora vozes. 2012. 325p.