Categoria destinada a disciplinas e outras atividades da graduação.

PROTEÍNAS RECOMBINANTES

Course categoryGraduação

A disciplina de proteínas recombinantes tem grande importância na Biotecnologia por possibilitar a compressão básica da tecnologia da pesquisa, estudos e produção heteróloga de proteínas, para diversas aplicações, desde a saúde até a indústria. Com essa tecnologia, é possível desenvolver terapias avançadas, como vacinas e medicamentos, além de enzimas para processos industriais e biomarcadores usados em diagnósticos. Isso abre caminho para inovações que impactam áreas como a medicina personalizada e a agricultura sustentável. Ao estudar e dominar essa área, os alunos se preparam para atuar em um campo que oferece soluções concretas para grande desafios biotecnológicos.

Termodinâmica Estatística de Materiais

Course categoryGraduação

A racionalização das leis empíricas da termodinâmica obtidas através da descrição da matéria como o conjunto de um número quase infinito de partículas (átomos) utilizando as ferramentas matemáticas da mecânica estatística.  O curso começa com uma revisão das leis da termodinâmica e das energias livres, para então introduzir o uso da mecânica estatística para abordar problemas de interesse em termodinâmica de materiais.

Tópicos Computacionais em Materiais

Course categoryGraduação

Curso de Tópicos Computacionais para análise e simulação de problemas relacionados à ciência de materiais. Elementos Finitos, Dinâmica Molecular, Monte Carlo, Teoria do funcional da densidade, aprendizado de máquina. 

MCC013-23 - Otimização linear - 2024.3

Course categoryGraduação

Ementa: Problemas de otimização linear: viabilidade e otimalidade, formulações e equivalências. Sistemas de inequações lineares e lemas de alternativas. Dualidade linear e condições de otimalidade. Geometria, estrutura e representação de poliedros. Matrizes totalmente unimodulares e poliedros inteiros. Método Simplex: fases, ciclagem e regras de pivotação, desempenho, variante dual. Elementos do método dos elipsoides: complexidade e significância teórica. Métodos de pontos interiores: redução de potencial e caminho central. Otimização paramétrica e análise de sensibilidade.

Biologia Celular 3Q-2024

Course categoryGraduação

Capacitar o aluno para compreender a organização da célula e suas organelas e estruturas analisando a composição química, ultraestrutura e funções dos componentes celulares. Permitir que o aluno analise a célula como uma unidade autônoma, capaz de responder a estímulos externos. Apresentar ao aluno conteúdo atual sobre a pesquisa em Biologia Celular.

Genética II _ Turma Diurno _ Q3

Course categoryGraduação

O curso de Genética II tem por objetivo apresentar as bases da Biologia Molecular. Os temas do curso são: estrutura dos ácidos nucléicos, replicação, transcrição, expressão gênica, técnicas do DNA recombinante. O curso será realizado com aulas teóricas e práticas. 

A2 - Modelagem de Bancos de Dados

Course categoryGraduação

Bem vindos à disciplina de Modelagem de bancos de dados

Conteúdo

  • Modelo de trabalho - como pensar incrementalmente
  • Modelo Entidade Relacionamento - Modelo Conceitual
  • Modelo Relacional - mais próximo da implementação
  • Converter de Modelo Entidade Relacionamento para Modelo Relacional
  • Implementação de BD
    • Instalação do BD
  • DDL - Data Definition Language - Estrutura do Banco
  • DML - Data Manipulation Language - Dados
  • Queries
    • Algebra Relacional
    • Junções
      • Internas
      • Externas
      • Cruzadas
  • Desempenho de Banco
    • índices
  • Visões (Views)
  • Opcional (se der tempo)
    • administração de BD
    • NoSQL
    • Integração de BD com Linguagem (Java)

 

Datas Importantes

Prova: 13/12

Sub/Rec: 20/12

Critérios

Intervalo de Notas Conceito
>= 9.0  A
>= 8.0 B
>= 6.5 C
>= 5.0 D
< 5.0 F

 

ESZU025-17 Educação Ambiental

Course categoryGraduação

Ementa: 

Conceitos, princípios e pensamentos norteadores da Educação Ambiental. O movimento ambientalista e o histórico da EA no Brasil e no mundo; Documentos legais da educação ambiental. Fundamentos e Concepções de meio ambiente e educação ambiental; Projetos de educação ambiental. Análise de conflitos ambientais e percepção de cidadania ambiental. Campanhas educativas como estratégia de conservação, planejamento e saneamento ambiental. Análise e vivências de experiências práticas de educação ambiental em diferentes contextos.

ESZM029-17 Engenharia de Filmes Finos

Course categoryGraduação
Objetivo da disciplina é que os estudantes alcancem os seguintes conhecimentos:
- Noções de gerais sobre as etapas de crescimento de filmes finos

- Metodologias de deposição de filmes: vapor/gás, líquido, sólido, Filmes automontados (self-assembly). Filmes de Langmuir e Langmuir-Blodgett.

- Métodos de transformação Solido/liquido - Vapor

- Fenômenos de transporte de massa fonte-superfície do substrato

- Métodos de nucleação e crescimento: morfologia e microestruturas : epitaxial, texturizada, policristalina; 

- Noção das metodologias de caracterização de filmes e montagem para diversas aplicações tecnológicas. 

 

A1 - Modelagem de Banco de Dados

Course categoryGraduação

Bem vindos à turma de Modelagem de dados 

Sala S-214-0

Conteúdo

  • Plano de trabalho - como a gente tabalha de forma incremental
  • Modelagem Entidade-Relacionamento
  • Modelo Relacional - mais perto da implementação
  • Conversão entre Modelo Entidade Relacionamento para Modelo Relacional
  • Implementação de BD
    • Instalação e operação do MySQL
  • DDL - linguagem de especificação do Banco (estrutura e restrições)
  • DML - linguagem para manipulação dos dados
  • Queries - Consultas estruturadas
  • Álgebra relacional
  • Junções
  • SubQueries
  • Visões (Views)
  • Índices
  • Opcionais
    • administração
    • NoSQL
    • Integração de BD com alguma linguagem (Java)

Datas Importantes

Prova: 13/12 

Rec: 20/12 

Critérios

Intervalo de notas Conceito
>= 9.0 A
>= 8.0 B
>= 6.5 C
>= 5 D
< 5 F

Educação Inclusiva A - Profª. Ana Paula - 2024.3

Course categoryGraduação

Este curso refer-se a disciplina intitulada "Educação Inclusiva" a qual tem como objetivos: Contextualizar historicamente os princípios e os fundamentos legais que embasam a Educação Especial e Inclusiva no Brasil; Analisar a política de Educação Especial e Inclusiva a partir do contexto de influência, produção de texto e prática e Analisar a conjuntura das políticas e discutir os desafios da Educação Especial e Inclusiva no Brasil na era atual.