PROTEÍNAS RECOMBINANTES
A disciplina de proteínas recombinantes tem grande importância na Biotecnologia por possibilitar a compressão básica da tecnologia da pesquisa, estudos e produção heteróloga de proteínas, para diversas aplicações, desde a saúde até a indústria. Com essa tecnologia, é possível desenvolver terapias avançadas, como vacinas e medicamentos, além de enzimas para processos industriais e biomarcadores usados em diagnósticos. Isso abre caminho para inovações que impactam áreas como a medicina personalizada e a agricultura sustentável. Ao estudar e dominar essa área, os alunos se preparam para atuar em um campo que oferece soluções concretas para grande desafios biotecnológicos.
MCTB023-17 - TEORIA ARITMÉTICA DOS NÚMEROS - TNA1MCTB023-17SA - 2024.3
Teoria Aritmética dos Números - Prof. Felipe Franco - 2024.3
Termodinâmica Estatística de Materiais
A racionalização das leis empíricas da termodinâmica obtidas através da descrição da matéria como o conjunto de um número quase infinito de partículas (átomos) utilizando as ferramentas matemáticas da mecânica estatística. O curso começa com uma revisão das leis da termodinâmica e das energias livres, para então introduzir o uso da mecânica estatística para abordar problemas de interesse em termodinâmica de materiais.
Tópicos Computacionais em Materiais
Curso de Tópicos Computacionais para análise e simulação de problemas relacionados à ciência de materiais. Elementos Finitos, Dinâmica Molecular, Monte Carlo, Teoria do funcional da densidade, aprendizado de máquina.
Hidráulica de Condutos Livres - 2024-3 - Noturno
Pesquisa e Comunicação Científica 2024
Disciplina de Pesquisa e Comunicação Científica
Educação Inclusiva B - Profª Ana Paula - 2024.3
MCC013-23 - Otimização linear - 2024.3
Ementa: Problemas de otimização linear: viabilidade e otimalidade, formulações e equivalências. Sistemas de inequações lineares e lemas de alternativas. Dualidade linear e condições de otimalidade. Geometria, estrutura e representação de poliedros. Matrizes totalmente unimodulares e poliedros inteiros. Método Simplex: fases, ciclagem e regras de pivotação, desempenho, variante dual. Elementos do método dos elipsoides: complexidade e significância teórica. Métodos de pontos interiores: redução de potencial e caminho central. Otimização paramétrica e análise de sensibilidade.
Biologia Celular 3Q-2024
Capacitar o aluno para compreender a organização da célula e suas organelas e estruturas analisando a composição química, ultraestrutura e funções dos componentes celulares. Permitir que o aluno analise a célula como uma unidade autônoma, capaz de responder a estímulos externos. Apresentar ao aluno conteúdo atual sobre a pesquisa em Biologia Celular.
Genética II _ Turma Diurno _ Q3
O curso de Genética II tem por objetivo apresentar as bases da Biologia Molecular. Os temas do curso são: estrutura dos ácidos nucléicos, replicação, transcrição, expressão gênica, técnicas do DNA recombinante. O curso será realizado com aulas teóricas e práticas.
A2 - Modelagem de Bancos de Dados
Bem vindos à disciplina de Modelagem de bancos de dados
Conteúdo
- Modelo de trabalho - como pensar incrementalmente
- Modelo Entidade Relacionamento - Modelo Conceitual
- Modelo Relacional - mais próximo da implementação
- Converter de Modelo Entidade Relacionamento para Modelo Relacional
- Implementação de BD
- Instalação do BD
- DDL - Data Definition Language - Estrutura do Banco
- DML - Data Manipulation Language - Dados
- Queries
- Algebra Relacional
- Junções
- Internas
- Externas
- Cruzadas
- Desempenho de Banco
- índices
- Visões (Views)
- Opcional (se der tempo)
- administração de BD
- NoSQL
- Integração de BD com Linguagem (Java)
Datas Importantes
Prova: 13/12
Sub/Rec: 20/12
Critérios
Intervalo de Notas | Conceito |
>= 9.0 | A |
>= 8.0 | B |
>= 6.5 | C |
>= 5.0 | D |
< 5.0 | F |
Bases Matemáticas Q3.2024 - Prof. Edson Iriarte
ESZU025-17 Educação Ambiental
Ementa:
Conceitos, princípios e pensamentos norteadores da Educação Ambiental. O movimento ambientalista e o histórico da EA no Brasil e no mundo; Documentos legais da educação ambiental. Fundamentos e Concepções de meio ambiente e educação ambiental; Projetos de educação ambiental. Análise de conflitos ambientais e percepção de cidadania ambiental. Campanhas educativas como estratégia de conservação, planejamento e saneamento ambiental. Análise e vivências de experiências práticas de educação ambiental em diferentes contextos.
ESZM029-17 Engenharia de Filmes Finos
Objetivo da disciplina é que os estudantes alcancem os seguintes conhecimentos: |
- Noções de gerais sobre as etapas de crescimento de filmes finos- Metodologias de deposição de filmes: vapor/gás, líquido, sólido, Filmes automontados (self-assembly). Filmes de Langmuir e Langmuir-Blodgett. |
- Métodos de transformação Solido/liquido - Vapor |
- Fenômenos de transporte de massa fonte-superfície do substrato |
- Métodos de nucleação e crescimento: morfologia e microestruturas : epitaxial, texturizada, policristalina; |
- Noção das metodologias de caracterização de filmes e montagem para diversas aplicações tecnológicas. |
A1 - Modelagem de Banco de Dados
Bem vindos à turma de Modelagem de dados
Sala S-214-0
Conteúdo
- Plano de trabalho - como a gente tabalha de forma incremental
- Modelagem Entidade-Relacionamento
- Modelo Relacional - mais perto da implementação
- Conversão entre Modelo Entidade Relacionamento para Modelo Relacional
- Implementação de BD
- Instalação e operação do MySQL
- DDL - linguagem de especificação do Banco (estrutura e restrições)
- DML - linguagem para manipulação dos dados
- Queries - Consultas estruturadas
- Álgebra relacional
- Junções
- SubQueries
- Visões (Views)
- Índices
- Opcionais
- administração
- NoSQL
- Integração de BD com alguma linguagem (Java)
Datas Importantes
Prova: 13/12
Rec: 20/12
Critérios
Intervalo de notas | Conceito |
>= 9.0 | A |
>= 8.0 | B |
>= 6.5 | C |
>= 5 | D |
< 5 | F |
Educação Inclusiva A - Profª. Ana Paula - 2024.3
Este curso refer-se a disciplina intitulada "Educação Inclusiva" a qual tem como objetivos: Contextualizar historicamente os princípios e os fundamentos legais que embasam a Educação Especial e Inclusiva no Brasil; Analisar a política de Educação Especial e Inclusiva a partir do contexto de influência, produção de texto e prática e Analisar a conjuntura das políticas e discutir os desafios da Educação Especial e Inclusiva no Brasil na era atual.
BCN0402-15 - FUNÇÕES DE UMA VARIÁVEL-Leonel Zuaznábar-2024.3
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