Categoria destinada a disciplinas e outras atividades da graduação.

ESTO005-17 Introdução as engenharias - NOTURNO

Course categoryGraduação

Esta disciplina  pretende fornecer uma introdução às engenharias com ênfase nas engenharias oferecidas pela UFABC: suas interconexões com a evolução da sociedade.  Serão abordados temas que exibem a atuação profissional dos engenheiros com o enfoque no desenvolvimento do indivíduo e da sociedade.  Abordar as responsabilidades éticas e técnicas de engenheiros na prática profissional. Abordar a engenharia como um esforço individual e coletivo inter e multidisciplinar.   Discutir alguns desafios tecnológicos e científicos em estudos de casos.

Princípios de Imagens Médicas (1Q/2025)

Course categoryGraduação

Princípios de Imagens Médicas

Bacharelado em Engenharia Biomédica

Profa. Carolina Benetti

Estagio supervisionado Bio 2

Course categoryGraduação

- Observação e observação participante

Recomendações de observação: Observação do contexto da escola; Observação da escola (Planejamento Escolar, Curricular e Plano Político Pedagógico), Contato com o(s) professor(es) da área e seu(s) planejamento(s); Observação de aula, com caráter preferencialmente participante.

- Planejamento e Intervenção didática (regência)

Recomendações para o planejamento de uma intervenção didática (regência): organização do tempo, dos recursos, dos conteúdos e dos instrumentos de avaliação de um conjunto de atividades a serem desenvolvidas na sala de aula. A intervenção didática (regência) poderá abranger qualquer modalidade de organização: sequência didática, projetos, minicurso, oficina e outros. Qualquer que seja a modalidade deve ser supervisado, ou seja, o supervisor deve estar presente e acompanhando a intervenção. Independente da modalidade, deve incluir planejamento, levantamento de concepções prévias, ações didáticas planejadas e avaliação.

INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA

Course categoryGraduação

Este curso oferece uma abordagem aprofundada sobre os aspectos teórico-práticos do ensino de Ciências e Biologia, explorando metodologias, recursos didáticos e estratégias pedagógicas voltadas para o Ensino Fundamental e Médio. Os participantes terão a oportunidade de investigar e analisar diferentes modalidades e instrumentos didáticos, compreendendo sua aplicabilidade e impacto no processo de ensino-aprendizagem. O curso também aborda a organização e uso de laboratórios didáticos, promovendo o ensino experimental como ferramenta essencial na construção do conhecimento científico. Além disso, os alunos irão refletir sobre a relação entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), favorecendo práticas educacionais contextualizadas e interdisciplinares. Ao longo do curso, os participantes desenvolverão atividades e materiais didáticos, aprimorando suas práticas pedagógicas e ampliando suas habilidades para promover um ensino dinâmico e inovador.

ESHP025-14 Observatório de Políticas Públicas

Course categoryGraduação

Ampliar o conhecimento crítico e analítico das políticas públicas ao longo de seu
ciclo (definição de agenda, formulação, implementação, avaliação e monitoramento), assim como dos processos políticos, econômicos, sociais e culturais que permeiam essas etapas.
Contribuir com o conhecimento sobre as políticas públicas do ponto de vista teórico e
empírico e proporcionar maior interação com outras instituições acadêmicas, com a sociedade civil e com o poder público em seus temas de pesquisa, apoiando esses atores nos processos de políticas públicas. 

Inovações Para Engenharia

Course categoryGraduação

Inovações Para Engenharia, IPE (ESMA002)

Turma Santo André, sextas manhã, 10-12h

Prof. Mario Minami

Teacher: Mario Minami

Bioquímica experimental 2025 - Sergio D Sasaki

Course categoryGraduação

A disciplina de Bioquímica experimental tem como objetivo ensinar as técnicas bioquímicas que são utilizadas na análise de proteínas. Desde a extração de proteína de uma amostra biológica, avaliação da atividade enzimática, purificação parcial e análise por eletroforese em gel de poliacrilamida.