ESTO005-17 Introdução as engenharias - NOTURNO
Esta disciplina pretende fornecer uma introdução às engenharias com ênfase nas engenharias oferecidas pela UFABC: suas interconexões com a evolução da sociedade. Serão abordados temas que exibem a atuação profissional dos engenheiros com o enfoque no desenvolvimento do indivíduo e da sociedade. Abordar as responsabilidades éticas e técnicas de engenheiros na prática profissional. Abordar a engenharia como um esforço individual e coletivo inter e multidisciplinar. Discutir alguns desafios tecnológicos e científicos em estudos de casos.
Princípios de Imagens Médicas (1Q/2025)
Princípios de Imagens Médicas
Bacharelado em Engenharia Biomédica
Profa. Carolina Benetti
Introdução à Astronáutica 2025.1 - Prof. Bruna
ESAE001-23 Aplicações Estruturais de Materiais Compósitos - 2025.1
Estagio supervisionado Bio 2
- Observação e observação participante
Recomendações de observação: Observação do contexto da escola; Observação da escola (Planejamento Escolar, Curricular e Plano Político Pedagógico), Contato com o(s) professor(es) da área e seu(s) planejamento(s); Observação de aula, com caráter preferencialmente participante.
- Planejamento e Intervenção didática (regência)
Recomendações para o planejamento de uma intervenção didática (regência): organização do tempo, dos recursos, dos conteúdos e dos instrumentos de avaliação de um conjunto de atividades a serem desenvolvidas na sala de aula. A intervenção didática (regência) poderá abranger qualquer modalidade de organização: sequência didática, projetos, minicurso, oficina e outros. Qualquer que seja a modalidade deve ser supervisado, ou seja, o supervisor deve estar presente e acompanhando a intervenção. Independente da modalidade, deve incluir planejamento, levantamento de concepções prévias, ações didáticas planejadas e avaliação.
INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA
Este curso oferece uma abordagem aprofundada sobre os aspectos teórico-práticos do ensino de Ciências e Biologia, explorando metodologias, recursos didáticos e estratégias pedagógicas voltadas para o Ensino Fundamental e Médio. Os participantes terão a oportunidade de investigar e analisar diferentes modalidades e instrumentos didáticos, compreendendo sua aplicabilidade e impacto no processo de ensino-aprendizagem. O curso também aborda a organização e uso de laboratórios didáticos, promovendo o ensino experimental como ferramenta essencial na construção do conhecimento científico. Além disso, os alunos irão refletir sobre a relação entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), favorecendo práticas educacionais contextualizadas e interdisciplinares. Ao longo do curso, os participantes desenvolverão atividades e materiais didáticos, aprimorando suas práticas pedagógicas e ampliando suas habilidades para promover um ensino dinâmico e inovador.
Educação Científica, Sociedade e Cultura
ESHP025-14 Observatório de Políticas Públicas
Ampliar o conhecimento crítico e analítico das políticas públicas ao longo de seu
ciclo (definição de agenda, formulação, implementação, avaliação e monitoramento), assim como dos processos políticos, econômicos, sociais e culturais que permeiam essas etapas.
Contribuir com o conhecimento sobre as políticas públicas do ponto de vista teórico e
empírico e proporcionar maior interação com outras instituições acadêmicas, com a sociedade civil e com o poder público em seus temas de pesquisa, apoiando esses atores nos processos de políticas públicas.
Inovações Para Engenharia
Inovações Para Engenharia, IPE (ESMA002)
Turma Santo André, sextas manhã, 10-12h
Prof. Mario Minami
Bioquímica experimental 2025 - Sergio D Sasaki
A disciplina de Bioquímica experimental tem como objetivo ensinar as técnicas bioquímicas que são utilizadas na análise de proteínas. Desde a extração de proteína de uma amostra biológica, avaliação da atividade enzimática, purificação parcial e análise por eletroforese em gel de poliacrilamida.
- 1
- 2(current)
- 3(current)
- 4(current)
- 5(current)
- 6(current)
- 7(current)
- 8(current)
- 9(current)
- 10(current)
- 11(current)
- 12(current)
- 13(current)
- 14(current)
- 15(current)
- 16(current)
- 17(current)
- 18(current)
- 19(current)
- 20(current)
- 21(current)
- 22(current)
- 23(current)
- 24(current)
- 25(current)
- 26(current)
- 27(current)
- 28(current)
- 29(current)
- 30(current)
- 31(current)
- 32(current)
- 33(current)
- 34(current)
- 35(current)
- 36(current)
- 37(current)
- 38(current)
- 39(current)
- 40(current)
- 41(current)
- 42(current)
- 43(current)
- 44(current)
- 45(current)
- 46(current)
- 47(current)
- 48(current)
- 49(current)
- 50(current)
- 51(current)
- 52(current)
- 53(current)
- 54(current)
- 55(current)
- 56(current)
- 57(current)
- 58(current)
- 59(current)
- 60(current)
- 61(current)
- 62(current)
- 63(current)
- 64(current)
- 65(current)
- 66(current)
- 67(current)
- 68(current)
- 69(current)
- 70(current)
- 71(current)
- 72(current)
- 73(current)
- 74(current)
- 75(current)
- Next page