Ciência em Foto
O Ciência em Foto é um projeto extensionista que teve início no segundo semestre de 2019 e desde então permanece ativo.
Preservando os objetivos iniciais e agregando experiências, conhecimentos e resultados construídos no decorrer de suas várias edições, o "Ciência em Foto" — agora na 5. edição — mantém o seu compromisso de buscar construir novos espaços de diálogo entre a universidade e a sociedade por meio da produção e publicação de conteúdos de divulgação científica.
Os conteúdos produzidos pelo Ciência em Foto são disponibilizados ao público geral na forma de postagens (posts imagem-texto) via Site do Projeto e divulgados em diferentes redes sociais (Instagram e Facebook).
Os posts são constituídos a partir de imagens (fotografias e/ou colagens) acompanhadas de breves textos explicativos escritos em estilo livre elaborados pelos/as integrantes do projeto.
Fazendo valer a expressão “uma imagem pode, em muitas situações, dizer mais do que muitas palavras”, os posts privilegiam a imagem para, por meio dela, buscar proporcionar aos visitantes do site o contato (com) e a fruição de conteúdos científicos a partir de uma experiência sensível.
O potencial das imagens não se restringe, contudo, ao seu caráter ilustrativo, pois em relações diversas com a palavra — ora de dominância, ora de complementaridade — elas devem provocar também reflexões importantes sobre questões já anunciadas por Santaella: “Como e por que as imagens significam?”, “Como as imagens são produzidas?”, “Quais são seus modos específicos de representar a realidade que está fora dela?”, “De que modo os elementos estéticos, postos a serviço da intensificação do efeito de sentido, provocam significados para o observador?” (SANTAELLA, 2012).
Inspiradas e inspirados por questões dessa natureza e pela ciência, seguiremos nesta edição produzindo “posts imagens-textos” e buscando, assim, divulgar a ciência também como uma forma de leitura crítica do mundo, ao lado da leitura crítica da imagem e da palavra.
Referência:
SANTAELLA, Lucia. Leitura de imagens. São Paulo: Melhoramentos, 2012. (Coleção Como eu ensino). SILVA, Henrique César da et al. Cautela ao usar imagens em aulas de ciências. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru, v. 12, n. 2, p. 219-233, Aug. 2006 .