TURMAS DE EDVT DO PROF. ANSELMO NOGUEIRA.

Objetivos de aprendizado: Introduzir e aprofundar o conceito evolutivo como um processo que envolve elo e transformação dos seres vivos através de mecanismos biológicos. Apresentar a proximidade de tais conceitos com a vida cotidiana e seus impactos sociais e tecnológicos.

Conceitos básicos: Os alunos deverão compreender minimamente o pensamento científico (elaboração de hipóteses, testes e repetibilidade). Conhecer as estruturas básicas do organismo em nível celular e molecular e as atividades de biomoléculas. Compreender diferentes níveis de organização e diferentes escalas temporais e espaciais e o papel do contexto ambiental no processo evolutivo. Compreender o processo evolutivo como produtor de padrões de diversificação biológica ao longo do tempo.

Ementa: Pensamento científico, conceito de vida, desenvolvimento do pensamento evolutivo, teoria sintética da evolução, evolução química, macromoléculas, origem da vida, organismos unicelulares e acelulares, árvore da vida, história da classificação dos organismos, história da diversificação da vida na Terra, evolução humana e desenvolvimento tecnológico.


Objetivos de aprendizado: Introduzir e aprofundar o conceito evolutivo como um processo que envolve elo e transformação dos seres vivos através de mecanismos biológicos. Apresentar a proximidade de tais conceitos com a vida cotidiana e seus impactos sociais e tecnológicos.

Conceitos básicos: Os alunos deverão compreender minimamente o pensamento científico (elaboração de hipóteses, testes e repetibilidade). Conhecer as estruturas básicas do organismo em nível celular e molecular e as atividades de biomoléculas. Compreender diferentes níveis de organização e diferentes escalas temporais e espaciais e o papel do contexto ambiental no processo evolutivo. Compreender o processo evolutivo como produtor de padrões de diversificação biológica ao longo do tempo.

Ementa: Pensamento científico, conceito de vida, desenvolvimento do pensamento evolutivo, teoria sintética da evolução, evolução química, macromoléculas, origem da vida, organismos unicelulares e acelulares, árvore da vida, história da classificação dos organismos, história da diversificação da vida na Terra, evolução humana e desenvolvimento tecnológico.


Turmas de EDVT da prof. Renata de Paula Orofino


Disciplina do Bacharelado em Ciência e Tecnologia, compartilhada também com o Bacharelado de Ciências e Humanidades que tem como objetivo introduzir e aprofundar o conceito evolutivo como um processo que envolve elo e transformação dos seres vivos através de mecanismos biológicos. Apresentar a proximidade de tais conceitos com a vida cotidiana e seus impactos sociais e tecnológicos.

Os alunos deverão compreender minimamente o pensamento científico (elaboração de hipóteses, testes e repetibilidade). Conhecer as estruturas básicas do organismo em nível celular e molecular e as atividades de biomoléculas. Compreender diferentes níveis de organização e diferentes escalas temporais e espaciais e o papel do contexto ambiental no processo evolutivo. Compreender o processo evolutivo como produtor de padrões de diversificação biológica ao longo do tempo.

A ementa da disciplina inclui: pensamento científico, conceito de vida, desenvolvimento do pensamento evolutivo, teoria sintética da evolução, história da classificação dos organismos, história da diversificação da vida na Terra, evolução humana, desenvolvimento tecnológico, organismos unicelulares e acelulares, árvore da vida, macromoléculas, evolução química.