Categoria destinada a disciplinas e outras atividades da graduação.

TG 2025.2 -Trabalho de Graduação em Engenharia Biomédica

Categoria do cursoGraduação

Curso de apoio à coordenação da disciplina TG EBM. Aqui serão concentradas todas as comunicações relacionadas às disciplinas de Trabalho de Graduação I, II e III em Engenharia Biomédica no 2025-2.

Trabalho de Graduação em Engenharia de Energia 2Q2025

Categoria do cursoGraduação

Documentos e Informações referentes aos cursos de Trabalho de Graduação em Engenharia de Energia 

Advanced Topics in Socioeconomic Development – Evening

Categoria do cursoGraduação

Present and reflect on recent approaches, questions and debates regarding the problem of socio-economic development in the 21st century.

Advanced Topics in Socioeconomic Development – Daytime

Categoria do cursoGraduação

Present and reflect on recent approaches, questions and debates regarding the problem of socio-economic development in the 21st century.

ESRI001-23 Oficina de RI I

Categoria do cursoGraduação

Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas

Bacharelado em Relações Internacionais

Disciplina: ESRI001-23 Oficina de RI I

Quadrimestre: 2025.2  

Professora: Bruna Muriel[1] (BRI/CECS)

Horário: Seg 10h-12h  Qui 08h-10h    Local: Sala A1-103-SBC

 

 

I.                Introdução:

 

Apesar da Constituição Brasileira (1988) afirmar o princípio da indissociabilidade das três bases do tripé que sustentam as instituições de ensino superior - ensino, pesquisa e extensão -, historicamente esta última teve menor relevância nas Universidades brasileiras. A obrigatoriedade da curricularização da extensão exigida pelo MEC, embora polêmica, visa reverter a situação de marginalização da extensão frente as dimensões da pesquisa e do ensino. Neste novo contexto, docentes e discentes dos cursos de Relações Internacionais se deparam com as especificidades deste campo de conhecimento, que usualmente trabalha com escalas geográficas (internacional e global), objetos (Guerras, Diplomacia, Política e Economia Internacional) e atores (Estados, Organizações Internacionais, redes e corporações transnacionais) entendidos, muitas vezes, como distantes daqueles que circundam o território onde encontra-se a Universidade.

 

II.              Objetivo:

 

Diante disso, a disciplina Oficina de RI I.2025.2 pretende promover,

entre os discentes e docentes: a) um maior entendimento sobre a importância e as possibilidades da extensão neste campo específico do conhecimento; b) a confecção de pré-projetos de ações extensionistas na área; d) um diálogo problematizador, nos termos de Freire (1977), com diversos atores da comunidade externa, como organizações da sociedade civil e entes públicos e privados (escolas, associações econômicas, sindicatos, partidos, movimentos sociais, ONGs, Organizações internacionais, empresas, prefeituras, secretarias públicas, etc.), com o intuito de contribuir para o desenvolvimento de uma visão crítica e de uma ação transformadora da realidade.

 

III.            Ementa:

 

Extensão em Relações Internacionais. Interdisciplinaridade. Dialogicidade. Ecologia de saberes. Transformação social. Política externa como política pública. Oficina de imaginação e criação de ação extensionista em RI. Diálogo com a comunidade externa. Debate com convidados e/ou visitas à campo. Exposição de pré-projeto extensionista confeccionada.

 

IV.            Metodologia:

Ferramentas de ensino utilizada:

E-mail e Sigaa. Todo o conteúdo da disciplina (programa, bibliografia, slides, links das gravações e avisos) será disponibilizado na página da disciplina no Sigaa.

 

Leituras:

Obrigatórias e realizadas durante as aulas. O material bibliográfico será disponibilizado na página Sigaa, ao longo do quadrimestre.

Dinâmica das Aulas:

As aulas serão compostas pelos seguintes momentos: Leituras e discussões; Aulas teóricas com base na bibliografia consultada; Pesquisa e desenvolvimento do pré-projeto extensionista pelos diferentes Gts. Dinâmicas variadas poderão ser utilizadas como parte das aulas teóricas, tais como: exibição de filmes e documentários relacionados com a temática; exercícios de fixação; leitura de jornais e outras fontes bibliográficas não acadêmicas; etc.

 

Atendimento aos alunos:

Os alunos podem entrar em contato a qualquer momento, através do e-mail institucional. Caso necessitem um horário de atendimento individual, entrar em contato por e-mail para agendamento de conversa virtual ou presencial, nos seguintes dias, horários e local:

Seg 8h-10h Qui 12h-12h    Local: Sala A1-103-SBC

 

V.          Avaliação

Pré- Projeto:

A avaliação se dará através da apresentação e entrega e da apresentação de um pré-projeto extensionista em Relações Internacionais, elaborado com protagonismo discente e com apoio contínuo da docente, a partir de modelo previamente estabelecido e em diálogo com representantes da comunidade externa.

Aula 6 (23/06 seg): Entrega do projeto extensionista (impresso) pelos GTs, apresentação do projeto e discussão coletiva.

Aula 14 (21/07 seg): Pesquisa e desenvolvimento do projeto pelos Gts – entrega dos resultados parciais.

Aula 22 (21/08 qui): Entrega do Relatório final.

 

Avaliação substitutiva:

Aula 23 (25/08 seg): Avaliação dissertativa, com base na bibliografia lida e discutida em sala de aula. Apenas nos casos previstos pela regulamentação[2] (atestado médico, entrega de B.Os, entre outros). Entrar em contato por e-mail para o envio da documentação.

 

Recuperação:

Avaliação dissertativa, com base na bibliografia lida e discutida em sala de aula. Apenas para quem obteve conceitos D e F. Entrar em contato por e-mail para agendamento assim que a nota final for divulgada.

Conceito:

A (9-10); conceito B (7.0 -8.9); conceito C (5.0 -6.9); conceito D (4.0-4.9); conceito F (1.0-3.9).

 

 

VI.        Bibliografia Obrigatória

 

DELGADO, Ana C.; RODRIGUES, Gilberto M.A.; RODRIGUEZ, Graciela. Política externa: a hora e a vez da participação social. Le Monde Diplomatique, 10 dez. 2024. Disponível em: https://diplomatique.org.br/politica-externa-a-hora-e-a-vez-da-participacao-social/>.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? São Paulo: Paz e Terra, 1977. Disponível em: https://fasam.edu.br/wp-content/uploads/2020/07/Extensao-ou-Comunicacao-1.pdf.

MILANI, Carlos R. S.; PINHEIRO, Leticia. Política externa brasileira: os desafios de sua caracterização como política pública. Revista Contexto Internacional Vol. 35, Nº 1, 2013 ed. Rio de Janeiro: 2013. 41p. Disponível em: <http://contextointernacional.iri.puc-rio.br/media/1artigo351.pdf> junho 2014.

SANTOS, Boaventura de Sousa; ALMEIDA FILHO, Naomar de - A universidade no século XXI: para uma universidade nova. Coimbra: Almedina, 2008. 260 p. https://estudogeral.uc.pt/handle/10316/12122

 

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia dos saberes. Revista Crítica de Ciências Sociais, Coimbra, n.78, pp. 03-46, abr. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/nec/a/ytPjkXXYbTRxnJ7THFDBrgc



[1]Cientista Social (Universidade Estadual de Londrina); Mestre em Relações Internacionais (Universidade Complutense de Madri); Doutora pelo Programa Interdisciplinar em Integração da América Latina (USP) e pós-doutora pelo Instituto Interdisciplinar de Humanidades, Artes e Ciência Prof.Milton Santos (UFBA). Contato: bruna.muriel@ufabc.edu.br

 

2025.2 Laboratório de guiagem, navegação e controle (tarde)

Categoria do cursoGraduação

A disciplina deve proporcionar conhecimento teórico e prático sobre Guiagem, Navegação e Controle (GNC) de veículos espaciais, em geral,
e sobre a operação de sensores e atuadores utilizados para determinação e controle de órbita e atitude de veículos espaciais, em particular.

Professor: Leandro Baroni

Computadores, ética e sociedade - 2025.Q2 Noturno

Categoria do cursoGraduação

Olá!

Esse é o espaço virtual da disciplina Computadores, Ética e Sociedade da turma 2025.Q2 - Noturno

Evolução e Diversificação da Vida na Terra - 2025-2 Prof. Otto

Categoria do cursoGraduação

Moodle da disciplina "Evolução e Diversificação da Vida na Terra", obrigartória do Bacharelado em Ciência e Tecnologia da Universidade federal do ABC, ministrado no quadrimestre 2025-2 pelo Prof. Otto M. P. Oliveira 

Práticas de Ensino de Biologia e Aprendizagem

Categoria do cursoGraduação

Função social, princípios e desafios da aprendizagem de Biologia no Ensino Médio Regular, Técnico e/ou para a Educação de Jovens e Adultos. Concepções alternativas de estudantes sobre teorias e conceitos da Biologia. Estudos sobre Mudança Conceitual e de Perfil Conceitual na educação em Biologia. Atitudes e interesses de jovens em relação à aprendizagem de Biologia. O tratamento de temas biológicos diante das diferenças de estudantes em sala de aula. Avaliação: objetivos, tipos, finalidades e coerência com abordagens para o Ensino de Biologia. Atividades extensionistas relacionadas à aprendizagem do conhecimento biológico.

ESTI016-17 Fundamentos de Fotônica

Categoria do cursoGraduação

Introduzir o conceito de fotônica e explorar aplicações em sistemas tecnológicos atuais. Introduzir as descrições geométrica e ondulatória da luz, e suas hipóteses de validade. Reforçar conhecimentos básicos de óptica e apresentá-los como parte do eletromagnético a partir do conceito de onda. Analisar fenômenos, elementos, componentes e dispositivos de óptica e fotônica. Dar uma formação prática, através dos experimentos de laboratório, dos componentes ópticos básicos, assim como dos dispositivos opto-mecânicos utilizados comumente em empresas e centros de pesquisa, para o desenvolvimento e teste das diversas tecnologias em fotônica (telecomunicações, instrumentação, sensoriamento, automação, energias renováveis, medicina, etc.).

TNB2BIN0406 -15 - IPE- Leonel Zuaznabar - 2025.2

Categoria do cursoGraduação

Obejtivos do curso: Introduzir os conceitos essenciais da teoría de probabilidade e suas implicações na estatística.

TNA2BIN0406 -15- IPE- Leonel Zuaznabar - 2025.2

Categoria do cursoGraduação

Obejtivos do curso: Introduzir os conceitos essenciais da teoría de probabilidade e suas implicações na estatística.

Acessibilidade

Cor de fonte

Tipo de fonte

Font Kerning

Tamanho da fonte

1

Visibilidade da Imagem

Espaçamento entre letras

0

Altura da Linha

1.2

Destaque do link

Cor do texto