Categoria destinada a cursos e outras atividades geridas pelo NETEL/UFABC.

Q-Zero 2024

Categoria do cursoQ-Zero 2024

O Projeto Q Zero foi concebido visando à integração, tutoria e o nivelamento de conhecimentos básicos ao ingresso na vida acadêmica, em especial à UFABC e suas particularidades. As atividades previstas neste projeto têm o foco n@s ingressantes de 2024, promovendo a sua adaptação, tutoria e o seu nivelamento para o início dos cursos de graduação (Bacharelados e Licenciaturas Interdisciplinares) e, consequentemente, melhorando o desempenho das disciplinas obrigatórias d@s ingressantes, bem como favorecer a inserção de novas metodologias e tecnologias educacionais, refletindo diretamente na qualidade do ensino ofertado por meio do melhor aproveitamento do seu ciclo inicial na UFABC. A primeira etapa deste projeto, cujas atividades foram submetidas para o Edital Nº026/2018, envolveu a gamificação da UFABC, com jogos relacionados às pró-reitorias e estruturas administrativas da UFABC, da identificação das entidades estudantis, do acesso à biblioteca e principais informações sobre os campi da universidade, além de disponibilizar material de estudo com cursos de revisão e/ou nivelamento (à distância), o Quadrimestre Zero (Q-Zero) d@s ingressantes dos cursos de graduação da UFABC. A segunda etapa, que foi viabilizada pelo Edital Nº020/2019, com vigência para o ano de 2020, foi feita a adaptação para a língua inglesa dos módulos do jogo Q-Zero produzidos em 2019 e foram desenvolvidos novos exercícios de nivelamento, com especial atenção para o raciocínio lógico, elemento preparatório da disciplina de Bases Computacionais da Ciência, e a produção dos módulos de tutoria "Introdução aos Bacharelados e Licenciaturas Interdisciplinares" (IBLI) e "AVAA!!! Ambientação Virtu@al para Alunas e Alunos" no ambiente virtual de aprendizagem Moodle, utilizado para a ambientação de discentes para o Estudo Continuado Emergencial (ECE). Em 2021, os módulos já implantados foram revisados (AVAA!!!, Raciocínio Lógico e IBLI) e, juntamente como os módulos de Leitura e Escrita I e Leitura e Escrita II e o Sextou com o Q-Zero (lives de interação/tutoria com os ingressantes - https://www.youtube.com/channel/UCdC8QNqEd2meLoHlGQQj4pg/featured), foram ofertados durante o segundo quadrimestre para tod@s ingressantes da graduação na UFABC, totalizando 1650 participantes. Em 2022, com participação de 2113 alunos, além dos módulos AVAA!!, IBLI, Raciocínio Lógico e Leitura e Escrita, foi estruturado o módulo de Ciências Biológicas. Igualmente ao ano de 2021, os módulos do Q0 foram desenvolvidos nas 12 semanas letivas do segundo quadrimestre de 2022. Em 2023, em oito semanas letivas, 1990 alunos ingressantes participaram das atividades do Q0 e três novos módulos foram estruturados: Biologia Celular, Estrutura da Matéria e Estudo de Gênero. Ainda em 2023 as lives denominadas de Sextou com o Q-Zero continuaram engajando os ingressantes. Para o Edital 08/2023, mantendo o objetivo do projeto, que é promover a adaptação, tutoria e o nivelamento de ingressantes da graduação da UFABC, propõe-se aprimoramento dos módulos IBLI, AVAA!!!Raciocínio Lógico, Leitura e Escrita, Biologia, Biologia Celular e Estudos de Gênero, continuar com a adequação do material do Q0 para as diretrizes de acessibilidade, fazer estudos e análises de dados de engajamento dos ingressantes 2024 nos módulos Q0 e apoiar ações de tutoria discente desenvolvidas no PEAT - Programa de Ensino e Aprendizagem Tutorial. Vale destacar que, para o ano de 2024, os módulos do Q0 iniciarão na sexta semana letiva do primeiro quadrimestre de 2024, dia 11 de março 2024, com previsão de término na décima terceira semana letiva do mesmo período, dia 03 de maio de 2024.

CPFOL-Elementar II-A1.2-Quadri 1

Categoria do cursoIdiomas

O módulo Elementar II do CPFOL destina-se à qualificação de estudantes para o exercício de atividades inerentes ao uso da língua portuguesa em nível elementar. O falante da língua em nível Elementar (A1.2) é capaz de compreender e usar expressões
familiares e cotidianas, enunciados muito simples para satisfazer necessidades concretas; pode
apresentar-se e apresentar outros, fazer perguntas e dar respostas sobre aspectos pessoais
como o local onde vive, as pessoas que conhece e as coisas que tem; pode comunicar-se de
modo simples se o interlocutor falar lenta e distintamente.
O módulo Elementar II tem como objetivo capacitar estudantes para a comunicação em
português na segunda parte desse nível linguístico, conforme orientação do PROGRAMA DE
CURSOS PRESENCIAIS PARA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA do CPFOL, trabalhando as habilidades de
compreensão auditiva e produção oral, leitura e interpretação de textos e produção escrita.

Inglês Pós-Intermediário B2 - Helena Camargo - 2024.1

Categoria do cursoIdiomas

Neste módulo, os recursos linguísticos (gramática, léxico e pronúncia) serão apresentados aos alunos por meio de textos multimodais (escritos, falados, imagéticos etc.) que pavimentarão o desenvolvimento das habilidades de compreensão e produção orais e escritas. Os textos também buscarão propor reflexões e discussões acerca de temas atuais na sociedade, visando ao desenvolvimento de letramento crítico. Ao término do curso, os alunos deverão ser capazes de:

·         compreender os pontos principais de textos complexos tanto em assuntos concretos quanto abstratos, incluindo discussões técnicas em seu campo de especialização;

·         interagir com certo grau de fluência e espontaneidade sem muita necessidade de esforço;

produzir textos claros e detalhados sobre alguns assuntos e explicar pontos de vista, mostrando as vantagens e desvantagens das várias opções;

Inglês Intermediário B1.1 - Helena Camargo - 2024.1

Categoria do cursoIdiomas

Neste módulo, os recursos linguísticos (gramática, léxico e pronúncia) serão apresentados aos alunos por meio de textos multimodais (escritos, falados, imagéticos etc.) que pavimentarão o desenvolvimento das habilidades de compreensão e produção orais e escritas. Os textos também buscarão propor reflexões e discussões acerca de temas atuais na sociedade, visando ao desenvolvimento de letramento crítico. Ao término do curso, os alunos deverão ser capazes de:

·         compreender os pontos principais de textos sobre assuntos familiares;

·         comunicar-se na maioria de situações em que a língua inglesa seja utilizada;

·         produzir textos simples e bem-organizados sobre assuntos familiares;

·         descrever experiências, eventos, desejos e aspirações;

expressar e explicar opiniões e planos.

Nivelamento Idiomas Netel

Categoria do cursoIdiomas

Testes de Nivelamento de Idiomas - Inglês

2024.1 CLIP B2.1 Pós Intermediário (Upper Intermediate)

Categoria do cursoIdiomas

Ambiente de organização e partilha de recursos digitais do curso CLIP B2.1 - Upper Intermediate

O módulo Pós-Intermediário I (B2.1) do Clip destina-se à qualificação de estudantes selecionados neste edital para o exercício de atividades inerentes ao uso da língua inglesa em nível pós-intermediário. 

 O(a) falante da língua em nível Pós-Intermediário (B2) é capaz de compreender as ideias principais em textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos, incluindo discussões técnicas na sua área de especialidade. É capaz de se comunicar com certo grau de espontaneidade com falantes nativos, sem que haja tensão de parte a parte. É capaz de exprimir-se de modo claro e pormenorizado sobre uma grande variedade de temas e explicar um ponto de vista sobre um tema da atualidade, expondo as vantagens e os inconvenientes de várias possibilidades.