Categoria destinada a disciplinas e outras atividades da graduação.

ESTO005-17 Introdução as engenharias - NOTURNO

Categoría de cursosGraduação

Esta disciplina  pretende fornecer uma introdução às engenharias com ênfase nas engenharias oferecidas pela UFABC: suas interconexões com a evolução da sociedade.  Serão abordados temas que exibem a atuação profissional dos engenheiros com o enfoque no desenvolvimento do indivíduo e da sociedade.  Abordar as responsabilidades éticas e técnicas de engenheiros na prática profissional. Abordar a engenharia como um esforço individual e coletivo inter e multidisciplinar.   Discutir alguns desafios tecnológicos e científicos em estudos de casos.

Princípios de Imagens Médicas (1Q/2025)

Categoría de cursosGraduação

Princípios de Imagens Médicas

Bacharelado em Engenharia Biomédica

Profa. Carolina Benetti

Estagio supervisionado Bio 2

Categoría de cursosGraduação

- Observação e observação participante

Recomendações de observação: Observação do contexto da escola; Observação da escola (Planejamento Escolar, Curricular e Plano Político Pedagógico), Contato com o(s) professor(es) da área e seu(s) planejamento(s); Observação de aula, com caráter preferencialmente participante.

- Planejamento e Intervenção didática (regência)

Recomendações para o planejamento de uma intervenção didática (regência): organização do tempo, dos recursos, dos conteúdos e dos instrumentos de avaliação de um conjunto de atividades a serem desenvolvidas na sala de aula. A intervenção didática (regência) poderá abranger qualquer modalidade de organização: sequência didática, projetos, minicurso, oficina e outros. Qualquer que seja a modalidade deve ser supervisado, ou seja, o supervisor deve estar presente e acompanhando a intervenção. Independente da modalidade, deve incluir planejamento, levantamento de concepções prévias, ações didáticas planejadas e avaliação.

INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA

Categoría de cursosGraduação

Este curso oferece uma abordagem aprofundada sobre os aspectos teórico-práticos do ensino de Ciências e Biologia, explorando metodologias, recursos didáticos e estratégias pedagógicas voltadas para o Ensino Fundamental e Médio. Os participantes terão a oportunidade de investigar e analisar diferentes modalidades e instrumentos didáticos, compreendendo sua aplicabilidade e impacto no processo de ensino-aprendizagem. O curso também aborda a organização e uso de laboratórios didáticos, promovendo o ensino experimental como ferramenta essencial na construção do conhecimento científico. Além disso, os alunos irão refletir sobre a relação entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), favorecendo práticas educacionais contextualizadas e interdisciplinares. Ao longo do curso, os participantes desenvolverão atividades e materiais didáticos, aprimorando suas práticas pedagógicas e ampliando suas habilidades para promover um ensino dinâmico e inovador.

ESHP025-14 Observatório de Políticas Públicas

Categoría de cursosGraduação

Ampliar o conhecimento crítico e analítico das políticas públicas ao longo de seu
ciclo (definição de agenda, formulação, implementação, avaliação e monitoramento), assim como dos processos políticos, econômicos, sociais e culturais que permeiam essas etapas.
Contribuir com o conhecimento sobre as políticas públicas do ponto de vista teórico e
empírico e proporcionar maior interação com outras instituições acadêmicas, com a sociedade civil e com o poder público em seus temas de pesquisa, apoiando esses atores nos processos de políticas públicas. 

Profesor: Luciana Pereira

Inovações Para Engenharia

Categoría de cursosGraduação

Inovações Para Engenharia, IPE (ESMA002)

Turma Santo André, sextas manhã, 10-12h

Prof. Mario Minami

Profesor: Mario Minami

Bioquímica experimental 2025 - Sergio D Sasaki

Categoría de cursosGraduação

A disciplina de Bioquímica experimental tem como objetivo ensinar as técnicas bioquímicas que são utilizadas na análise de proteínas. Desde a extração de proteína de uma amostra biológica, avaliação da atividade enzimática, purificação parcial e análise por eletroforese em gel de poliacrilamida.