TG 2025.2 -Trabalho de Graduação em Engenharia Biomédica
Curso de apoio à coordenação da disciplina TG EBM. Aqui serão concentradas todas as comunicações relacionadas às disciplinas de Trabalho de Graduação I, II e III em Engenharia Biomédica no 2025-2.
Trabalho de Graduação em Engenharia de Energia 2Q2025
Documentos e Informações referentes aos cursos de Trabalho de Graduação em Engenharia de Energia
2025.2 Metodologia e Pesquisa em Relações Internacionais - TCC 1 BRI MATUTINO
TDA2ESMA001-23SB – Soluções para Desafios em Engenharia – Prof. João Lameu - 2025.Q2
Advanced Topics in Socioeconomic Development – Evening
Present and reflect on recent approaches, questions and debates regarding the problem of socio-economic development in the 21st century.
Advanced Topics in Socioeconomic Development – Daytime
Present and reflect on recent approaches, questions and debates regarding the problem of socio-economic development in the 21st century.
ESRI001-23 Oficina de RI I
Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas
Bacharelado em Relações Internacionais
Disciplina: ESRI001-23 Oficina de RI I
Quadrimestre: 2025.2
Professora: Bruna Muriel[1] (BRI/CECS)
Horário: Seg 10h-12h Qui 08h-10h Local: Sala A1-103-SBC
I. Introdução:
Apesar da Constituição Brasileira (1988) afirmar o princípio da indissociabilidade das três bases do tripé que sustentam as instituições de ensino superior - ensino, pesquisa e extensão -, historicamente esta última teve menor relevância nas Universidades brasileiras. A obrigatoriedade da curricularização da extensão exigida pelo MEC, embora polêmica, visa reverter a situação de marginalização da extensão frente as dimensões da pesquisa e do ensino. Neste novo contexto, docentes e discentes dos cursos de Relações Internacionais se deparam com as especificidades deste campo de conhecimento, que usualmente trabalha com escalas geográficas (internacional e global), objetos (Guerras, Diplomacia, Política e Economia Internacional) e atores (Estados, Organizações Internacionais, redes e corporações transnacionais) entendidos, muitas vezes, como distantes daqueles que circundam o território onde encontra-se a Universidade.
II. Objetivo:
Diante disso, a disciplina Oficina de RI I.2025.2 pretende promover,
entre os discentes e docentes: a) um maior entendimento sobre a importância e as possibilidades da extensão neste campo específico do conhecimento; b) a confecção de pré-projetos de ações extensionistas na área; d) um diálogo problematizador, nos termos de Freire (1977), com diversos atores da comunidade externa, como organizações da sociedade civil e entes públicos e privados (escolas, associações econômicas, sindicatos, partidos, movimentos sociais, ONGs, Organizações internacionais, empresas, prefeituras, secretarias públicas, etc.), com o intuito de contribuir para o desenvolvimento de uma visão crítica e de uma ação transformadora da realidade.
III. Ementa:
Extensão em Relações Internacionais. Interdisciplinaridade. Dialogicidade. Ecologia de saberes. Transformação social. Política externa como política pública. Oficina de imaginação e criação de ação extensionista em RI. Diálogo com a comunidade externa. Debate com convidados e/ou visitas à campo. Exposição de pré-projeto extensionista confeccionada.
IV. Metodologia:
Ferramentas de ensino utilizada:
E-mail e Sigaa. Todo o conteúdo da disciplina (programa, bibliografia, slides, links das gravações e avisos) será disponibilizado na página da disciplina no Sigaa.
Leituras:
Obrigatórias e realizadas durante as aulas. O material bibliográfico será disponibilizado na página Sigaa, ao longo do quadrimestre.
Dinâmica das Aulas:
As aulas serão compostas pelos seguintes momentos: Leituras e discussões; Aulas teóricas com base na bibliografia consultada; Pesquisa e desenvolvimento do pré-projeto extensionista pelos diferentes Gts. Dinâmicas variadas poderão ser utilizadas como parte das aulas teóricas, tais como: exibição de filmes e documentários relacionados com a temática; exercícios de fixação; leitura de jornais e outras fontes bibliográficas não acadêmicas; etc.
Atendimento aos alunos:
Os alunos podem entrar em contato a qualquer momento, através do e-mail institucional. Caso necessitem um horário de atendimento individual, entrar em contato por e-mail para agendamento de conversa virtual ou presencial, nos seguintes dias, horários e local:
Seg 8h-10h Qui 12h-12h Local: Sala A1-103-SBC
V. Avaliação
Pré- Projeto:
A avaliação se dará através da apresentação e entrega e da apresentação de um pré-projeto extensionista em Relações Internacionais, elaborado com protagonismo discente e com apoio contínuo da docente, a partir de modelo previamente estabelecido e em diálogo com representantes da comunidade externa.
Aula 6 (23/06 seg): Entrega do projeto extensionista (impresso) pelos GTs, apresentação do projeto e discussão coletiva.
Aula 14 (21/07 seg): Pesquisa e desenvolvimento do projeto pelos Gts – entrega dos resultados parciais.
Aula 22 (21/08 qui): Entrega do Relatório final.
Avaliação substitutiva:
Aula 23 (25/08 seg): Avaliação dissertativa, com base na bibliografia lida e discutida em sala de aula. Apenas nos casos previstos pela regulamentação[2] (atestado médico, entrega de B.Os, entre outros). Entrar em contato por e-mail para o envio da documentação.
Recuperação:
Avaliação dissertativa, com base na bibliografia lida e discutida em sala de aula. Apenas para quem obteve conceitos D e F. Entrar em contato por e-mail para agendamento assim que a nota final for divulgada.
Conceito:
A (9-10); conceito B (7.0 -8.9); conceito C (5.0 -6.9); conceito D (4.0-4.9); conceito F (1.0-3.9).
VI. Bibliografia Obrigatória
DELGADO, Ana C.; RODRIGUES, Gilberto M.A.; RODRIGUEZ, Graciela. Política externa: a hora e a vez da participação social. Le Monde Diplomatique, 10 dez. 2024. Disponível em: https://diplomatique.org.br/politica-externa-a-hora-e-a-vez-da-participacao-social/>.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? São Paulo: Paz e Terra, 1977. Disponível em: https://fasam.edu.br/wp-content/uploads/2020/07/Extensao-ou-Comunicacao-1.pdf.
MILANI, Carlos R. S.; PINHEIRO, Leticia. Política externa brasileira: os desafios de sua caracterização como política pública. Revista Contexto Internacional Vol. 35, Nº 1, 2013 ed. Rio de Janeiro: 2013. 41p. Disponível em: <http://contextointernacional.iri.puc-rio.br/media/1artigo351.pdf> junho 2014.
SANTOS, Boaventura de Sousa; ALMEIDA FILHO, Naomar de - A universidade no século XXI: para uma universidade nova. Coimbra: Almedina, 2008. 260 p. https://estudogeral.uc.pt/handle/10316/12122
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia dos saberes. Revista Crítica de Ciências Sociais, Coimbra, n.78, pp. 03-46, abr. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/nec/a/ytPjkXXYbTRxnJ7THFDBrgc
[1]Cientista Social (Universidade Estadual de Londrina); Mestre em Relações Internacionais (Universidade Complutense de Madri); Doutora pelo Programa Interdisciplinar em Integração da América Latina (USP) e pós-doutora pelo Instituto Interdisciplinar de Humanidades, Artes e Ciência Prof.Milton Santos (UFBA). Contato: bruna.muriel@ufabc.edu.br
2025.2 Laboratório de guiagem, navegação e controle (tarde)
A disciplina deve proporcionar conhecimento teórico e prático sobre Guiagem, Navegação e Controle (GNC) de veículos espaciais, em geral,
e sobre a operação de sensores e atuadores utilizados para determinação e controle de órbita e atitude de veículos espaciais, em particular.
BCS0001-15 - Base Experimental das Ciências Naturais - Q2-2025
Computadores, ética e sociedade - 2025.Q2 Noturno
Olá!
Esse é o espaço virtual da disciplina Computadores, Ética e Sociedade da turma 2025.Q2 - Noturno
Evolução e Diversificação da Vida na Terra - 2025-2 Prof. Otto
Moodle da disciplina "Evolução e Diversificação da Vida na Terra", obrigartória do Bacharelado em Ciência e Tecnologia da Universidade federal do ABC, ministrado no quadrimestre 2025-2 pelo Prof. Otto M. P. Oliveira
Práticas de Ensino de Biologia e Aprendizagem
Função social, princípios e desafios da aprendizagem de Biologia no Ensino Médio Regular, Técnico e/ou para a Educação de Jovens e Adultos. Concepções alternativas de estudantes sobre teorias e conceitos da Biologia.
ESTI016-17 Fundamentos de Fotônica
Introduzir o conceito de fotônica e explorar aplicações em sistemas tecnológicos atuais. Introduzir as descrições geométrica e ondulatória da luz, e suas hipóteses de validade. Reforçar conhecimentos básicos de óptica e apresentá-los como parte do eletromagnético a partir do conceito de onda. Analisar fenômenos, elementos, componentes e dispositivos de óptica e fotônica. Dar uma formação prática, através dos experimentos de laboratório, dos componentes ópticos básicos, assim como dos dispositivos opto-mecânicos utilizados comumente em empresas e centros de pesquisa, para o desenvolvimento e teste das diversas tecnologias em fotônica (telecomunicações, instrumentação, sensoriamento, automação, energias renováveis, medicina, etc.).
Teoria da relatividade - 2025.3 - diurno
Computadores, ética e sociedade - 2025.Q2 Diurno
TNB2BIN0406 -15 - IPE- Leonel Zuaznabar - 2025.2
Obejtivos do curso: Introduzir os conceitos essenciais da teoría de probabilidade e suas implicações na estatística.
TNA2BIN0406 -15- IPE- Leonel Zuaznabar - 2025.2
Obejtivos do curso: Introduzir os conceitos essenciais da teoría de probabilidade e suas implicações na estatística.
Bases Epistemológicas da Ciência Moderna
- 1
- 2(current)
- 3(current)
- 4(current)
- 5(current)
- 6(current)
- 7(current)
- 8(current)
- 9(current)
- 10(current)
- 11(current)
- 12(current)
- 13(current)
- 14(current)
- 15(current)
- 16(current)
- 17(current)
- 18(current)
- 19(current)
- 20(current)
- 21(current)
- 22(current)
- 23(current)
- 24(current)
- 25(current)
- 26(current)
- 27(current)
- 28(current)
- 29(current)
- 30(current)
- 31(current)
- 32(current)
- 33(current)
- 34(current)
- 35(current)
- 36(current)
- 37(current)
- 38(current)
- 39(current)
- 40(current)
- 41(current)
- 42(current)
- 43(current)
- 44(current)
- 45(current)
- 46(current)
- 47(current)
- 48(current)
- 49(current)
- 50(current)
- 51(current)
- 52(current)
- 53(current)
- 54(current)
- 55(current)
- 56(current)
- 57(current)
- 58(current)
- 59(current)
- 60(current)
- 61(current)
- 62(current)
- 63(current)
- 64(current)
- 65(current)
- 66(current)
- 67(current)
- 68(current)
- 69(current)
- 70(current)
- 71(current)
- 72(current)
- 73(current)
- 74(current)
- 75(current)
- 76(current)
- 77(current)
- 78(current)
- 79(current)
- 80(current)
- 81(current)
- 82(current)
- 83(current)
- 84(current)
- 85(current)
- 86(current)
- 87(current)
- 88(current)
- 89(current)
- 90(current)
- 91(current)
- Next page