Estudo Dirigido - Materiais Cerâmicos - 3.2025
Aplicações de Elementos Finitos para Engenharia 2026_01 Professor Wesley
|
Planejamento da disciplina |
|
Objetivos gerais |
|
Espera-se que o discente seja capaz de entender os fundamentos matemáticos do Método dos Elementos Finitos (MEF) e aplicar a modelagem/simulação computacional com elementos finitos para analisar e simular problemas do âmbito da mecânica estrutural e de transferência de calor. |
|
Objetivos específicos |
|
Ao final dessa disciplina, espera-se que o aluno seja capaz de: entender como se desenvolvem as formas forte e fraca de um dado Problema de Valor de Contorno (PVC); estruturar a forma fraca de PVCs via Método de Resíduos Ponderados e Princípio dos Trabalhos Virtuais; definir os passos de aplicação do MEF no viés uni, bi e tridimensional; aplicar a técnica do MEF para obtenção de solução aproximada de PVCs; analisar, introdutoriamente, aspectos de erro e convergência da solução do MEF. |
|
|
Empreendedorismo e Planejamento de Projetos em Biotecnologia
Ementa
Apresentar uma visão geral das etapas de construção e execução de projetos em Biotecnologia
Objetivo Geral
Empreendedorismo tipologia; fundamentos, histórico e definições de empreendedorismo; abertura de negócio próprio; inovação tecnológica;
conceitos e propriedades da tecnologia; criação e disseminação de tecnologia; adoção, implementação e disseminação da tecnologia, trabalho
criativo, contexto da mudança; e processos decisórios.
Objetivos específicos
Elaboração de projeto com relação a definição, unidade de produtos e sua melhor localização, engenharia de um projeto, aspectos financeiros
de um projeto, projeto final.
MCTB009-17 - Cálculo numérico - Estudo dirigido - 2025.3
Bacharelado em Neurociência
ESZU002-17 - COMPOSTAGEM – 1Q.2026
ESTU010 - 17 - MICROBIOLOGIA AMBIENTAL – 1Q.2026 – Profa. Luísa Oliveira
Geometria Analítica quadrimestre 3 do ano 2025
Primeiros conhecimentos da Geometria Analítica. Vetores. Dependência linear. Bases. Retas e planos. Cônicas.
Sistemática e Biogeografia 2025 Diurno - Prof. Sawaya
O objetivo geral desta disciplina é a compreensão dos conceitos básicos de Sistemática Biológica, Biogeografia, e suas interfaces. Todas as aulas contam com atividades práticas em sala ou laboratório de informática para treinamento e utilização de ferramentas analíticas dos assuntos abordados em aulas teóricas.
Trabalho de Graduação em Engenharia de Energia 3Q2025
Documentos e Informações referentes aos cursos de Trabalho de Graduação em Engenharia de Energia
ESMA002-23 - INOVAÇÕES PARA ENGENHARIA - TNA1ESMA002-23SB
Turma de Inovações para Engenharia - SBC NOTURNO 2025.3Q.
Prof. Anderson Gabriel
BIS0005-15 - BASES COMPUTACIONAIS DA CIÊNCIA - TDA1BIS0005-15SA (2025.3 - 3T45)
Diálogos interdisciplinares
A UFABC, como uma universidade interdisciplinar, busca fomentar desde a graduação espaços de diálogo na fronteira do conhecimento. Esta disciplina abre-se para abordar grandes problemas das ciências e humanidades a partir de perspectivas disciplinares distintas, suscitando novas questões de pesquisa e novas habilidades profissionais nos alunos.
Educação em Sexualidade
Sexualidade humana: conceitos básicos, sexo, sexualidade, educação sexual. Perspectiva histórica e interdisciplinar da sexualidade. Desenvolvimento sexual nas diferentes fases da vida. Gênero e diversidade sexual. Papel da escola no desenvolvimento da sexualidade humana. Corpo humano nos livros didáticos e a perspectiva da saúde e da sexualidade. Violências que interferem nas relações e comportamentos sexuais. Produção de materiais didáticos e projetos educativos sobre sexualidade. Parto, direitos sexuais e reprodutivos das mulheres, maternidade e paternidade.
Micro do Desenvolvimento
Capacitar os discentes em desenvolver pesquisas próximas à fronteira do conhecimento em microeconomia do desenvolvimento. A disciplina proporcionará o conhecimento da literatura relevante da área, a partir da qual será ensinada o instrumental teórico da análise microeconômica aplicada aos problemas do desenvolvimento econômico.
ESMA002-23 - Inovações para Engenharia
- 1
- 2(current)
- 3(current)
- 4(current)
- 5(current)
- 6(current)
- 7(current)
- 8(current)
- 9(current)
- 10(current)
- 11(current)
- 12(current)
- 13(current)
- 14(current)
- 15(current)
- 16(current)
- 17(current)
- 18(current)
- 19(current)
- 20(current)
- 21(current)
- 22(current)
- 23(current)
- 24(current)
- 25(current)
- 26(current)
- 27(current)
- 28(current)
- 29(current)
- 30(current)
- 31(current)
- 32(current)
- 33(current)
- 34(current)
- 35(current)
- 36(current)
- 37(current)
- 38(current)
- 39(current)
- 40(current)
- 41(current)
- 42(current)
- 43(current)
- 44(current)
- 45(current)
- 46(current)
- 47(current)
- 48(current)
- 49(current)
- 50(current)
- 51(current)
- 52(current)
- 53(current)
- 54(current)
- 55(current)
- 56(current)
- 57(current)
- 58(current)
- 59(current)
- 60(current)
- 61(current)
- 62(current)
- 63(current)
- 64(current)
- 65(current)
- 66(current)
- 67(current)
- 68(current)
- 69(current)
- 70(current)
- 71(current)
- 72(current)
- 73(current)
- 74(current)
- 75(current)
- 76(current)
- 77(current)
- 78(current)
- 79(current)
- 80(current)
- 81(current)
- 82(current)
- 83(current)
- 84(current)
- 85(current)
- 86(current)
- 87(current)
- 88(current)
- 89(current)
- 90(current)
- 91(current)
- 92(current)
- 93(current)
- 94(current)
- 95(current)
- 96(current)
- 97(current)
- 98(current)
- 99(current)
- 100(current)
- 101(current)
- 102(current)
- 103(current)
- 104(current)
- 105(current)
- 106(current)
- 107(current)
- Next page
