Diagrama de temas
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Sejam bem vindos à disciplina de Biodiversidade, Geodiversidade e Paisagem, período diurno, 1º quadrimestre de 2024, ministrada pelos professores Ana Silvia Andreu da Fonseca, Christian Ricardo Ribeiro e Vitor Vieira Vasconcelos.
As aulas expositivas ocorrerão na sala A2-S302-SB (Bloco Tau - Alfa 2), e as atividades práticas ocorrerão no laboratório de informática Z203 (Bloco Zeta).
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Seguem abaixo dois dicionários de referência, para auxiliar nos estudos, especialmente na leitura dos textos.
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Objetivo do trabalho final: Caracterizar uma área em relação a biodiversidade, geodiversidade e paisagem. A área escolhida pode ser em qualquer escala, desde um canteiro de jardim até o planeta Terra.
Grupos de 1 a 4 estudantes
Escrevam qual será a área de estudo proposta, o nome dos componentes do grupo e seus respectivos e-mails e telefones de contato, para que outros estudantes possam entrar em contato para entrar nos grupos.
Lembrem-se de clicar no botão de "Salvar" após editarem a tabela.
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Leiam o texto introdutório e respondam a atividade 2, em grupo. Usem os mesmos grupos do trabalho final.
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Apertura: jueves, 1 de febrero de 2024, 00:00Cierre: jueves, 22 de febrero de 2024, 08:00
Leiam o texto introdutório, e escrevam, em linhas gerais, quais relações entre Biodiversidade, Geodiversidade, Agrodiversidade e Sociodiversidade ocorrem na área de estudo escolhida para o trabalho final, e como ela pode ser estudada sob a abordagem de paisagem. Utilizem os mesmos grupos do trabalho final, apresentados na "Atividade 1".
Só é necessária a submissão de um trabalho por grupo, mas o documento deve conter o nome de todos os integrantes.
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Apertura: viernes, 23 de febrero de 2024, 00:00Cierre: domingo, 10 de marzo de 2024, 23:59
Entregue o desenho de um diagrama de sistemas relacionado ao tema do trabalho em grupo. Entrega em grupo, com o nome de todos os integrantes.
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A aula do dia 19 de fevereiro (segunda-feira) da disciplina de Biodiversidade, Geodiversidade e Paisagem, ocorrerá no laboratório de informática Z-203, do bloco zeta.
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Apertura: lunes, 19 de febrero de 2024, 00:00Cierre: jueves, 29 de febrero de 2024, 23:59
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Apertura: viernes, 23 de febrero de 2024, 00:01Cierre: viernes, 8 de marzo de 2024, 00:00
Com base nos dados previamente fornecidos na tabela (2007 e 2017) e nos dados obtidos para o ano de 1997, eloabore um texto abordando:
a) as principais transformações ocorridas na paisagem da área estudada, levando-se em consideração o nível de análise por classe, nos períodos parciais (1997 a 2007 e 2007 a 2017) e no período total considerado (1997 a 2017);
b) o significado das métricas de classe calculadas e a sua interpretação para a área estudada, nos períodos parciais (1997 a 2007 e 2007 a 2017) e no período total considerado (1997 a 2017).
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Apertura: viernes, 23 de febrero de 2024, 00:00Cierre: lunes, 4 de marzo de 2024, 21:00
Entreguem os resultados parciais de caracterização da área de estudo escolhida, em relação à biodiversidade. Entrega em grupo, com o nome de todos os integrantes.
Prazo de entrega: 4 de março de 2024, 21:00.
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A aula do dia 26 de fevereiro (segunda-feira) será no laboratório Z-203, do bloco Zeta.
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Apertura: viernes, 23 de febrero de 2024, 00:00Cierre: lunes, 4 de marzo de 2024, 21:00
Leia o texto "DANTAS, M.E. et al. Geodiversidade: adequabilidades e limitações ao uso e ocupação. Em: Geodiversidade do Brasil: conhecer o passado, para entender o presente e prever o futuro. Rio de Janeiro: CPRM, p. 203-262, 2008."
Caso tenha dificuldade em algum termo técnico, consulte os dicionários fornecidos na introdução à disciplina, no início da página da disciplina.
Com base na leitura do texto, escolha e explique quais os geossistemas do Brasil em que o contexto de geodiversidade proporciona a maior ou a menor aptidão para:
- Agropecuária
- Construção civil
- Atividades com potencial poluidor
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Apertura: jueves, 7 de marzo de 2024, 00:01Cierre: jueves, 21 de marzo de 2024, 00:00
CC Com base nos mapas elaborados e nas discussões realizadas na aula prática, elabore um texto abordando:
iiiiii i. as áreas de maior e de menor geodiversidade na Região Metropolitana de São Paulo;
ooi ii. as implicações da distribuição espacial da geodiversidade na Região Metropolitana de São Paulo sobre os ecossistemas nativos, as áreas urbanas e as áreas rurais.
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A aula do dia 11/03/2024 (segunda-feira), da disciplina "Biodiversidade, Geodiversidade e Paisagem", ocorrerá no laboratório de informática (Z-203) do Bloco Zeta.
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Apertura: jueves, 29 de febrero de 2024, 00:00Cierre: lunes, 11 de marzo de 2024, 10:00
Atividade com a plataforma iNaturalist
Introdução
A plataforma iNaturalist (https://www.inaturalist.org/) utiliza métodos de ciência-cidadã para aumentar a informação sobre biodiversidade no mundo. Dessa forma, qualquer pessoa, com qualquer nível de conhecimento sobre biodiversidade, pode contribuir com informações sobre a ocorrência de espécies de plantas, animais ou outros seres vivos em qualquer lugar do mundo. Os dados coletados são dispostos em uma rede social, e participantes mais experientes fazem a validação das observações. Após um certo número de validações confirmando a espécie, esse dado é enviado para compor o GBIF (Global Biodiversidy Information Facility - https://www.gbif.org/i), que agrega dados de localização de ocorrência de espécies de todo mundo, e é utilizado como a principal fonte para análise da distribuição espacial de biodiversidade. Além do iNaturalist, o GBIF também incorpora dados de ocorrência de espécies providos por diversas outras instituições de pesquisa. Os dados da localização de ocorrência de espécies podem ser utilizados, além de análises de biodiversidade, para entender como certas espécies estão relacionadas a outros atributos do ambiente, como temperatura, chuva, solos, entre outros. Isso pode ajudar a entender a área potencial de distribuição de espécies nativas, bem como de espécies invasoras, pragas, e também a potencialidade de plantio de espécies agrícolas e ornamentais.
Objetivo:
O objetivo desta atividade é você entender como funciona a plataforma iNaturalist, e contribuir catalogando a ocorrência de ao menos 2 espécies de plantas ou animais.
Atividade:
1. Crie uma conta na plataforma iNaturalist (https://www.inaturalist.org/signup), o site apresenta versão em Português do Brasil.
2. Baixe o aplicativo iNaturalist em um aparelho de celular, e faça login na sua conta.
3. Para aprender como usar o aplicativo, assista o vídeo disponível em:
Esse vídeo está em inglês, mas apresenta legenda em português, que pode ser habilitada no botão “CC”.
O iNaturalist tenta fazer sugestões de qual é a espécie, baseado nas fotos que você tirar. Certifique-se que seu celular está com o GPS interno ligado e que possui acesso à internet, no lugar de observação da espécie.
É importante também tirar fotos diferentes do ser vivo a ser identificado, inclusive com focos em diferentes partes. No caso de plantas, se possível, pode-se tirar fotos de folhas, flores, frutos, casca, copa e sementes. No caso de animais, é interessante tirar fotos vistas de lado, de frente, de cima, com foco na cabeça, asas, entre outras possibilidades. Há um breve vídeo (também com legendas em português) ensinando como melhorar as fotos:
Explore as fotografias das sugestões feitas pelo iNaturalist, para avaliar se realmente se parece com o espécime que você está observando. Caso você não tenha certeza da espécie exata que você encontrou, também é possível você escolher grupos mais amplos, como famílias ou gêneros de seres vivos, que também são sugeridos pelo iNaturalist. Lembre-se também de marcar se a espécie é cativa/cultivada, ou seja, se foi colocada lá intencionalmente por alguém. Ao adicionar a ocorrência da espécie, observe no mapa que mostra a distribuição dessa espécie, baseado nas observações de outros usuários.
Opcionalmente, caso não tenha acesso à internet no lugar de ocorrência da espécie, é possível tirar as fotos em um celular ou câmera, e depois adicionar à plataforma iNaturalist por um navegador de internet, em um computador. Caso queira fazer isso, aprenda utilizando o seguinte vídeo:
5. Para finalizar sua atividade, faça login na plataforma iNaturalist e tire uma imagem de tela da aba “Observações” (Observations) no seu perfil, para comprovar que você adicionou a observação de ocorrência de pelo menos 2 seres vivos. Submeta essa imagem de tela, como comprovação de execução da atividade.
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Apertura: domingo, 10 de marzo de 2024, 00:00Cierre: lunes, 18 de marzo de 2024, 10:00
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Apertura: lunes, 18 de marzo de 2024, 00:00Cierre: lunes, 25 de marzo de 2024, 00:00
Ler o capítulo 10, Do cosmo à paisagem, p. 183-208 do livro "Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente" (2012) de Yi-Fu Tuan e escrever texto de 1 a 3 páginas (em Times New Roman 12 ou Arial 11, entrelinhas 1,5) abordando ao menos um dos pares dos seguintes tópicos:
- Paisagem e sagrado
- Verticalidade e horizontalidade
- Simbolismo e ciência
Inclua em seu texto uma imagem a escolher, comentando-a de acordo com os tópicos escolhidos.
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Apertura: viernes, 29 de marzo de 2024, 09:30
Pessoal, segue a atividade com exibição de cinema online:
A disciplina Biodiversidade, Geodiversidade e Paisagem e a Mostra Ecofalante de Cinema da UFABC oferecem a exibição online e gratuita de "As sementes de Vandana Shiva", de Camila e James Becket (EUA/Austrália, 2021).
O documentário ficará disponível das 8h de sexta 29/03/2024 às 8h de domingo 31/03/2024.
Link para a sessão: https://play.ecofalante.org.br/sessao/4fd815b4-9e86-4980-9445-edffd4259150
Senha: 376319
Depois de assistir o filme, vocês devem responder até 04/04 este breve formulário:
https://forms.gle/FRQSQ6Fqvk9oQ6i97
Boa sessão!
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Apertura: martes, 2 de abril de 2024, 00:00Cierre: jueves, 11 de abril de 2024, 23:59
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Escreva se vai ou não no trabalho de campo, entre das 23:00 do dia 12 de abril (sexta-feira) a 14 de abril (domingo) de 2024. Informe também o seu nome e número de RG (carteira de identidade).
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Cierre: jueves, 18 de abril de 2024, 08:00
O relatório de campo é individual e deverá ter ao menos 2 páginas.
Para os estudantes que não puderam ir ao trabalho de campo, estes deverão realizar um relatório sobre o meio físico da caverna do diabo e o vale do ribeira, com base em levantamento bibliográfico, com mínimo de 6 páginas. Encaminhamos aqui algumas sugestões de referências, mas o estudantes pode pesquisar outras fontes de informação, também.
Referências:
Comitê da Bacia do Ribeira do Iguape. Relatório de Situação 2022. Disponível em: https://sigrh.sp.gov.br/public/uploads/documents//CBH-RB/23193/relatorio-de-situacao-2022.pdf
Ekos Brasil. Plano de Manejo Espeleológico do Parque Estadual Caverna do Diabo. 2010. Disponível em: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/fundacaoflorestal/planos-de-manejo/planos-de-manejo-planos-espeleologicos/
Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). Plano de desenvolvimento econômico e sustentável do Vale do Ribeira. Diagnóstico Técnico e Econômico. 2021. Disponível em: https://pdesvr.ipt.br/wp-content/uploads/sites/6/2022/06/PDES_VR-2020-Diagno%CC%81stico-Te%CC%81cnico-Econo%CC%82mico.pdf
NASCIMENTO, Lisângela Kati. Identidade e territorialidade: os quilombos e a educação escolar no Vale do Ribeira. 2006. 159 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 2006. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8135/tde-01122015-175909/en.php
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Cierre: lunes, 22 de abril de 2024, 10:00
Os trabalhos finais (texto) devem ser submetidos até o início da aula de 22 de abril (segunda-feira). Todos os grupos devem estar preparados para apresentar seu trabalho nesta aula. AS apresentações devem ser de no máximo 15 minutos. Caso não haja tempo para que todos os grupos apresentem, os grupos restantes poderão apresentar no dia 30 de abril (terça-feira), às 10:00 da manhã, de acordo com o calendário de reposição da UFABC.
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Cerró: martes, 30 de abril de 2024, 23:59
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Prezados estudantes,
Seguem abaixo os conceitos finais de nossa disciplina. Os estudantes que tiverem alguma dúvida quanto aos conceitos, por gentileza entrem me contato.
Conforme o plano de ensino da disciplina, no dia 7 de maio (terça-feira) às 10:00 da manhã, teremos a prova de recuperação da disciplina, para os estudantes que tiraram conceito F ou D. A prova será individual e com o conteúdo de toda a disciplina.
Foi um prazer estar com vocês ao longo deste quadrimestre, e esperamos que o aprendizado nesta disciplina seja útil para a vida de vocês.
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