Cidadania, Direitos e Desigualdade
O principal objetivo desse curso é examinar como a desigualdade afeta a garantia dos direitos de cidadania -- isto é, os direitos civis, políticos e sociais -- no Brasil, em perspectiva comparada. Primeiro, vamos analisar a emergência e a consolidação da ideia clássica de cidadania, que se consolida na Inglaterra em meados do século XX, e os percalços e descaminhos da cidadania no Brasil, que começa e se consolidar a partir da democratização do país na década de 1980 e da Constituição Federal de 1988. Na segunda parte do curso, discutiremos ideias sobre se e quando a desigualdade econômica é algo preocupante em uma democracia representativa. Então, buscaremos entender o nível de desigualdade econômica no Brasil e suas implicações sociais e políticas.
Na terceira parte do curso, Exploramos disparidades no bem-estar econômico por raça, etnia e gênero; questões de pobreza intergeracional e mobilidade econômica; e como as políticas públicas contribuem para e/ou aliviam a desigualdade econômica. Na última parte do curso, examinamos a relação entre desigualdade econômica e desigualdade política, observando como as disparidades econômicas afetam a participação política política, que aborda participação eleitoral, envolvimento em processos decisórios, acesso a políticas públicas e garantia dos direitos de cidadania; e a investigação da representação política nas instituições brasileiras, com ênfase na sub-representação de grupos marginalizados e nas dinâmicas de poder que moldam a agenda política do país.
O foco analítico do curso se concentra, portanto, na relação ente Desigualdade e Políticas Públicas e propõe-se a explorar de maneira aprofundada as questões emergentes e persistentes que afetam o Brasil. Em um contexto político marcado por disparidades sociais e econômicas, este programa acadêmico visa capacitar as alunas e alunos a compreender e abordar os desafios relacionados ao desenho e implementação de redes de segurança social, à biodiversidade e à sustentabilidade, bem como às desigualdades raciais e de gênero.
Os conteúdos abordados incluem, mas não se limitam a, a análise crítica de políticas educacionais, saúde pública, políticas trabalhistas e a responsabilidade fiscal e social. As alunas e alunos terão a oportunidade de investigar os aspectos distributivos da política fiscal, a tributação e o papel do governo em relação ao seu tamanho e eficiência.
O curso adota uma metodologia que combina aprendizagem baseada em problemas e alunas expositivas, promovendo um ambiente de ensino inclusivo, dinâmico e interativo. Essa abordagem permite que as alunas e alunos desenvolvam habilidades analíticas e práticas, essenciais para a formulação de políticas públicas eficazes e inclusivas.
Ao final do curso, espera-se que as alunas e alunos estejam mais preparados para contribuir de forma significativa na elaboração e implementação de políticas que visem a redução das desigualdades, promovendo um desenvolvimento sustentável e equitativo nas sociedades contemporâneas.