ESMA002-23 Inovações em Engenharia
ESMA002-23 Inovações em Engenharia - SBC Noturno
Prof. Dr. Anderson Gabriel Santiago
OBJETIVOS: Trabalhar com os alunos conceitos de Inovação no uso de tecnologias
diversas. Exercitar com os alunos a metodologia “Design Thinking”, na abordagem de
propostas de solução a problemas reais. Auxiliar o aluno a trabalhar com as etapas de
uma gestão ágil em inovação. Auxiliar os alunos a desenvolverem o Modelo de Negócios
para as inovações demonstradas. Apresentar e exercitar habilidades sócio
comportamentais em ambientes multidisciplinares: planejamento, comunicação
interpessoal, trabalho em equipe, gestão do tempo e de tarefas. Exercitar a mentalidade
crítica de melhoria contínua de tarefas, processos e produtos. Desenvolver, demonstrar e
documentar um protótipo de inovação. Auxiliar os alunos a sintetizarem o “Pitch” do
produto da inovação, de forma expositiva presencial e multimídia. Apresentar o protótipo
do produto num evento de lançamento e vendas.
EMENTA: Apresentação e uso de ferramentas de prototipagem tais como: impressão aditiva para
design, ferramentas de corte, ferramentas de modelagem para materiais diversos e
softwares de design. Pesquisa Empática com o público - alvo. Propostas de soluções
inovadoras a problemas reais. Metodologia “Design Thinking”. Mentalidade “Agile” de
gestão do tempo e de tarefas. Pesquisa técnica crítica. Desenvolvimento “hands -on”.
Elaboração de “Pitch”s. Prototipagem. Modelo de Negócios. Feira de Lançamento e Venda
dos Produtos. Apresentação e Documentação multimídia.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
- BROWN, T. Design Thinking - Uma Metodologia Poderosa Para Decretar o Fim Das Velhas
Ideias. São Paulo: Alta Books, 2017. ISBN 9788550801346 - GRANDO, N. (org) et al. Empreendedorismo Inovador: Como Criar startups de tecnologia no Brasil. São Paulo:Edora, 2012. ISBN 9788563993434
- TURNER, J. Agile Project Management: The Ultimate Beginner’s Guide to Learn Agile Project Management Step by Step. USA: Amazon, 2018. ASIN B07NZ8V3MP.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
- COLOMBINI, Sabina Clara Cristina. Empathy as an educational tool. International Journal
of Computer Science and Engineering, v. 6, n. 1, p. 137-153, 2015. - COMBS, Liesl Baum; CENNAMO, Katherine S.; NEWBILL, Phyllis Leary. Developing critical
and creative thinkers: Toward a conceptual model of creative and critical thinking processes. Educational Technology, 2009. p. 3-14.