Categoria do cursoGraduação
EMENTA
Inserção da América Latina no Sistema Mundial. Colonialismo, neocolonialismo. Dependência e desenvolvimento. Industrialização. Papel do Estado. Prebisch e a Influência da Teoria Cepalin.a Desigualdade e lutas sociais. Ditaduras e democracia. Nacional-desenvolvimentismo e o Consenso de Washington. A Abertura Econômica dos Anos 90 e as Reformas na América Latina. A lógica dos investimentos externos diretos na região.
METODOLOGIA
•2 horas de aulas presenciais às terças e quintas (4h semanais), indicações de leituras, debates em sala.
•Este é um curso de História sobre a América Latina. Não é exatamente um curso de História da América Latina. Parece serem coisas iguais, mas não são.
•A ideia é contar como e porque, logo após as independências no início do século XIX, nossos países se formaram tendo como modelo os Estados da Europa, com divisão de poderes, forças armadas, poder centralizado etc. É uma questão importante, cujas marcas nos acompanham até hoje. Fomos formados para atender exigências do mercado mundial, centrado na Europa, e não para organizar as necessidades dos nossos povos ou as exigências internas de cada lugar, há quase duzentos anos.
•A história da região não é simples e nem unidimensional e a elaboração de um curso implica fazermos escolhas, ou recortes na realidade.
•O que baliza tais opções é o método de análise escolhido. O primeiro passo a ser verificado é nosso objeto de reflexão, a América Latina. Esse objeto parece óbvio e estabelecido, pois está no nome da disciplina, mas algumas opções foram feitas na organização do curso, para que ele tenha lógica interna.