Categoria do cursoGraduação
Objetivos gerais
|
Retomar os conteúdos conceituais de Química e refletir sobre suas próprias concepções bem como às de outros alunos. Representação simbólica e os níveis de interpretação microscópico e macroscópico: análise crítica sobre o uso de algoritmos, de equações, de modelos atômicos e da relação entre os sentidos com as evidências de transformações da matéria. Identificação de concepções alternativas. Interagir diretamente com as escolas com vistas à troca de saberes entre discentes e as pessoas que as ocupam. |
Objetivos específicos |
(1) Aspectos epistemológicos do conhecimento químico e do conhecimento pedagógico:
- Determinar os níveis do conhecimento químico: simbólico, teórico-conceitual, fenomenológico.
- Identificar e classificar obstáculos epistemológicos: animistas, realistas, substancialistas, verbais.
- Identificar diferentes perfis epistemológicos e propor estratégias de mudança de perfil conceitual.
(2) Atuação nos diversos espaços profissionais de seu domínio, em especial nos contextos escolares e de sala de aula:
- Estudar as principais dificuldades de aprendizado relacionadas a temas químicos específicos (estrutura atômico-molecular da matéria, aspectos dinâmicos das reações químicas, aspectos termodinâmicos das reações químicas, aspectos qualitativos e quantitativos do conhecimento químico, sistemas de organização e classificação química, entre outros).
- Produzir diferentes possibilidades de mediação didática orientadas pela vigilância epistemológica e pedagógica.
- Pontuar as características de tendências e estratégias atuais do ensino: aulas pelo modelo híbrido, TICs, ensino remoto, aula invertida.
(3) Instrumentos e estratégias para aprendizagem de conteúdos químicos:
- Elaborar e aplicar instrumentos para a identificação de concepções docentes e discentes sobre conhecimentos químicos, pedagógicos e de ensino.
- Produzir materiais didáticos que baseie-se nos perfis conceituais apresentados pela consulta para gerar possibilidades de mudança de perfil conceitual.
|
Ementa |
Concepções alternativas e mudança conceitual com relação aos conteúdos relacionados ao ensino de química. Elaboração e aplicação de um instrumento para a identificação de concepções alternativas. |