Interações Atômicas e Moleculares - 2024.2 (Pedro Mercadante)
Bem-vindo à disciplina Interações Atômicas e Moleculares
Na UFABC você já foi apresentado aos conceitos básicos da teoria atômica e como a matéria se organiza logo no primeiro quadrimestre, na disciplina de Estrutura da Matéria. Depois, teve a oportunidade de entender melhor como são as forças da natureza e como podemos estudar o mundo natural nas disciplinas de fenômenos. Nas disciplinas de matemática aprendemos a linguagem matemática, permitindo a utilização das ferramentas matemática para descrever o mundo natural. Nas disciplinas de Física Quântica e Transformações Químicas foram aprofundados aspectos complementares da estrutura da matéria: a mecânica quântica, que nos permite descrever o mundo do muito pequeno e as ligações e propriedades das transformações químicas. A tabela periódica representa um marco muito importante para esses dois aspectos: os constituintes e como eles se juntam.
" Estava claro que a tabela periódica olhava para ambos os lados: para fora, para as propriedades manifestas dos elementos, e para dentro, para alguma propriedade atômica ainda desconhecida que a determinava "
Oliver Sacks
A disciplina de Interações Atômicas e moleculares visa justamente aprofundar nossa visão nesses dois aspectos tendo por objetivo:
" Apresentar o uso da teoria quântica na compreensão das propriedades microscópicas da matéria, das forças de interação entre átomos e moléculas e das formas de estruturação da matéria, suas consequências e aplicações tecnológicas."
O curso está organizado em tópicos e esses tópicos distribuídos ao longo das semanas segundo este cronograma. Resumidamente:
Adquirir conhecimento, intuição e habilidade matemática em situações físicas envolvendo:
- Descrição de átomos por meio da teoria quântica. 2- Teoria da ligação de valência.
- Teoria do Orbital Molecular.
- Tipos de interações entre as moléculas.
- Interações moleculares em gases, líquidos e sólidos.
- Propriedades físicas de líquidos e sólidos com base nas interações entre seus constituintes.