Opções de inscrição

Arenas e Problemas Públicos

Categoria do cursoGraduação

Justificativa de criação do curso

No contexto da revisão do projeto pedagógico do BPP, assim como dos cursos de graduação para incluir atividades extensionistas em sua oferta regular, e a partir do disposto na Resolução CONSEPE 153, e considerando os objetivos de ensino-aprendizagem no contexto do bacharelado interdisciplinar em ciências e humanidades e a contribuição do bacharelado em políticas públicas para seus objetivos, esta disciplina busca viabilizar experiências de aprendizagem (observação,  monitoramente, acompanhamento, análise, participação, intervenção) em atividades realizadas sobre problemas e arenas públicas, envolvendo atividades de organizações públicas, privadas e do terceiro setor. Isso pode incluir, por exemplo, o acompanhamento de audiências e consultas públicas, sessões públicas de câmaras legislativas e conselhos de políticas públicas, plenários do judiciário, reuniões de associações empresarias, não-governamentais, comunitárias, consultas a dados públicos e via Lei de Acesso à Informação, etc. Busca-se com isso oferecer a oportunidade de aproximação a situações concretas de tratamento de problemas públicos, possibilitando a reflexão sobre o exercício da cidadania, bem como a análise de questões públicas contemporâneas - o que pode incluir a elaboração de documentos para divulgação ou retorno aos atores envolvidos. Espera-se que os discentes acompanhem problemas públicos por um quadrimestre, vivenciando situações tratadas por teorias de políticas públicas, como prática de aprendizagem e de exercício da cidadania frente a esses problemas (reflexão, divulgação, ação), e também capacidades de comunicação de análises dessas situações. 

Objetivos

  • Aproximar os/as estudantes de espaços públicos relacionados ao debate, visibilizarão e encaminhamento de questões publicamente relevantes;
  • Possibilitar aos discentes experiências em espaços de discussão coletiva de problemas públicos;
  • Introduzir de forma crítica conceitos e debates relacionados à participação em políticas públicas;
  • Possibilitar a realização de exercícios de observação crítica (inspirados pelos debates teóricos) de espaços de tratamento de problemas públicos, entendendo suas  características, dinâmicas, potencialidades e limitações;
  • Estimular a elaboração de análises sobre os espaços observados, bem como contribuições às discussões, o que pode incluir a sistematização de informações sobre, com e/ou para os atores participantes da arena em estudo; e a publicação de informes (do tipo  "policy brief") sobre os problemas públicos abordados;
  • Promover experiências de cidadania ativa, com vistas a fortalecer o diálogo entre universidades e territórios.

Ementa

Espaços públicos, problemas públicos e políticas públicas. Cidadania ativa.  Universidades e ecologia de saberes.Participação cidadã, democracia direta e políticas públicas: conceitos e o debate contemporâneo.

Bibliografia Básica

Bresler, Ricardo; Sandim, Tatiana; Burgos, Fernando; Paulics, Veronika (orgs). Conexão Local Interuniversitária – Diálogo de Saberes, EdCeapg, SP, 2014. GOHN, Maria da Glória Movimentos sociais e redes de mobilizações civis no Brasil contemporâneo. 7ª ed. Petrópolis, Vozes, 2013
Sousa Santos, B de. (2007). Renovar a Teoria Crítica e reinventar a emancipação social. São Paulo, SP: Boitempo.
PATEMAN, C. Participação e teoria democrática. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1992 

Visitantes não podem acessar este curso. Por favor faça login.