Estágio Supervisionado Fundamental II - Prof. Tárcio

PLANEJAMENTO

Orientações básicas: O estudante deverá estabelecer, juntamente com o professor orientador, os horários e períodos para a realização do plano de atividades. Independente do horário em que o licenciado realizará suas atividades de estágio, serão realizadas reuniões periódicas individuais ou coletivas, em horário a ser definido pelo professor orientador, para acompanhamento das atividades que o licenciando desenvolverá nos espaços educativos.

 

Para o primeiro contato com o espaço educativo campo de estágio, o estudante deverá levar uma carta de apresentação, assinada pelo orientador de estágio.

 

OBJETIVOS GERAIS

Segundo a Resolução da Comissão de Graduação 018, de 11 de outubro de 2017, o estágio supervisionado das

licenciaturas da UFABC tem por objetivos principais:

  • Proporcionar a vivência e análise de situações reais de ensino-aprendizagem;
  •  Capacitar o licenciando a vivenciar e buscar soluções para situações-problema no contexto prático, a partir de sua base de conhecimentos teóricos, considerando criticamente os aspectos científicos, éticos, sociais, econômicos e políticos que envolvem a prática docente;

Favorecer a integração da UFABC ao contexto social no qual a Instituição insere-se, em consonância com o compromisso da UFABC com a Educação Pública.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

O estágio supervisionado II tem por objetivo:

  •  Possibilitar a aproximação do estudante de licenciatura com a instituição escolar, conhecendo todos os aspectos que interferem na prática docente, como infraestrutura didática e administrativa, projeto político pedagógico, planos de ensino, comunidade escolar, entre outros;
  • Desenvolver no estudante uma postura investigativa e uma visão crítica, que permita compreender o espaço escolar como espaço de pesquisa e reflexão;
  •  Proporcionar a observação e análise de situações reais de ensino–aprendizagem em Ciências/matemática no ensino fundamental, anos finais;
  • Planejar uma intervenção didática sobre um conteúdo de Ciências, juntamente com o/a professor/a supervisor/a da escola. Esse planejamento deve ser detalhado conforme as orientações do professor orientador;
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