Seguem algumas dicas de como inserir vídeos e configurá-los no Youtube, veja a explicação que melhor se encaixa com sua dúvida e necessidade.
A indicação de colocar na Web, ou seja, hospedar em sites como o Youtube, Clouds (armazenamento em nuvem) ou similares, é devido ao tamanho limite de cada curso. Não é recomendado que vídeos completos sejam hospedados em seu curso do Moodle, ou seja, realizar o upload do vídeo no Moodle não é o mais indicado pois ocupam muito espaço (há um limite por curso de 70MB de armazenamento).
Pelo mesmo motivo não é recomendado solicitar a seus alunos que insiram o upload dos vídeos completos em suas atividades (cada atividade tem um limite de tamanho aceitável).
O ideal é fornecer e solicitar aos alunos o link do Youtube ou o link público de uma cloud (site de hospedagem aberta/livre/pública na nuvem).
Tornar público um arquivo no Google Drive
Caso opte por colocar o vídeo em um site de armazenamento em nuvem, veja o exemplo de como disponibilizar e compartilhar seu arquivo do Google Drive:
O exemplo mostra um arquivo formato .doc, mas poderia ser um vídeo ou áudio ou outro formato.
Por que não realizar upload de vídeos ou áudios no Moodle?
Tais recomendações, de evitar realizar upload de vídeos no Moodle, se devem ao tamanho de alguns arquivos, áudios ou vídeos (geralmente se tratam de arquivos muito grandes, de muitos Megas ou Gigas, dependendo da resolução e configuração da câmera ou dispositivo utilizado), o ideal é fornecer um servidor estável e apenas indicar o respectivo link de endereço de hospedagem (Youtube).
É possível que, por um motivo ou outro já tenha se deparado com a mensagem de que o tamanho do arquivo EXCEDE a capacidade permitida. O que significaria isso dentro do Moodle?
Por incrível que pareça, significa o que está escrito, ou seja, EXCEDER significa que passou o tamanho permitido, ou seja, o arquivo é grande demais.
Por que acontece isso?
O motivo pelo qual não é possível realizar inúmeros uploads (subir áudios e vídeos) dentro do Moodle é bem simples: a quantidade de cursos e usuários e sua finalidade.
Pensemos em um cálculo simples, a quantidade de cursos, categorias, alunos, docentes e quadrimestres. Agora pense que cada um desse alunos de cada curso armazene um vídeo com uma média de 2GB por semana, multiplicado por todas as variáveis mencionadas, em um curo espaço de tempo totalizaria em infinitos Teras de armazenamento, que, multiplicado pelo tempo demandariam infinitos Petas, Exas, Zettas e assim sucessivamente e infinitamente.
Por este motivo não é aconselhável realizar o upload de vídeo ou áudio no Moodle, também por isso, o mais indicado é fornecer links de endereço de acesso, sejam eles links do Youtube, no caso de vídeos, ou links de clouds devidamente configuradas (Google drive ou similares), lembre-se de certificar que o endereço fornecido se encontra aberto ao público.
Criar página com link Youtube no Moodle vídeo ou link
Mas e quanto à visibilidade do vídeo?
Vale lembrar que, caso o aluno ou professor não queira deixar aberto o vídeo ao público, é possível fornecer um link privado, ou seja, basta configurar para Não listado, assim, apenas pessoas com o endereço do link terão acesso e poderão ver a publicação e o dono do vídeo pode retirar o acesso e o vídeo a qualquer momento, basta acessar a conta e configurar.
Como colocar vídeo no Youtube e apresentar no Moodle
Como inserir vídeos no Moodle
Como inserir vídeo do Youtube no Moodle
https://youtu.be/_4KlGx2xSSw?t=184