Categoria

 

Ao criar um curso no Moodle, é preciso escolher a categoria na qual deseja criar seu curso, ou seja, onde deseja instanciar seu curso.

Captura de tela mostrando as categorias de curso existentes.

 

Tal categoria é onde aparecerá o seu curso, no menu de categorais. Veja o exemplo abaixo, este curso está na categoria NETEL.

Captura de tela mostrando o curso Tutoriais básicos do Moodle dentro da categoria NETEL. 

 

Erro de categoria

Caso tenha se equivocado na hora de configurar a categoria, siga os seguintes passos:

  1. Acessar as configurações do curso, clicando na opção Configurações na barra de menu localizada logo abaixo do nome do curso.
  2. No item Categoria do curso excluir a categoria atual (errada), clicando no X ao lado esquerdo do nome da categoria atual.
  3. Na caixa de buscas logo abaixo procurar e selecionar a categoria correta.
  4. Clicar em Salvar e Mostrar no final da página.

Captura de tela demonstrando o procedimento acima.

 

Visibilidade do curso

Sempre que estiver em processo de desenvolvimento do curso, recomendamos que deixe seu curso oculto, no campo de Visibilidade do curso.

Captura de tela demonstrando as opções de visibilidade do curso: ocultar e mostrar.

 

Datas de início e término de curso 

Preste muita atenção às datas de início e término, pois, elas podem alterar a visibilidade do curso para alunos e professores.

Captura de tela com a explicação referente ao campo Data de inicio do curso. Texto: Esta configuração determina o início da primeira semana para um curso em formato semanal. Também determina a data inicial em que os logs das atividades do curso estarão disponíveis. Se o curso é redefinido e a data de início do curso alterado, todas as datas do curso serão movidos em relação à nova data de início.

Captura de tela com a explicação referente ao campo Data de término do curso. A data de término do curso é usada para determinar se um curso não deve mais listado na visão geral e ser listado como encerrado no resumo de cursos. A data de término do curso também pode ser usada para relatórios personalizados. Usuários ainda podem acessar o curso depois da data de término; em outras palavras, a data não restringe o acesso.

 

Caso a data esteja habilitada ela restringirá a acessibilidade do curso para alunos e professores. 

Na área de Meus cursos, encontrada na barra de menu logo abaixo do logo da UFABC, é possível é filtrar os seus cursos e visualizar, por exemplo os Não iniciados ou Encerrados. Logo no início da página clicar na caixa de seleção Todos, aparecerão as opções de filtro: todos, em andamento, não iniciados, encerrados e favoritos. Nestas opções aparecerão todos os cursos que pertencem a estas situações (status).

Captura de tela mostrando a opção de filtros da página meus cursos todos, em andamento, não iniciados, encerrados e favoritos 

Pertencerão aos cursos Em andamento os cursos que estiverem de acordo com a data vigente dentro da configuração.

 

Descrição do curso (Resumo e imagem)

A descrição e a imagem do curso podem ser editadas nesta área sempre que criar ou editar as configurações do curso.

Altere o resumo de seu curso ou a imagem a ser carregada na área externa do site nos campos correspondentes, lembre-se que será visível a todos que acessarem ao site do Moodle.

A seguir, o modelo deste curso:

Captura de tela mostrando os campos Descrição do Curso e Imagem do Curso deste curso.

 

Do lado de fora do curso, é possível ver todas essas configurações, entre em página inicial do site e acesse a categoria, neste caso, estamos em NETEL, então entre as categorias existentes selecionamos NETEL:

Captura de tela mostrando a página inicial do Moodle com as categorias de curso existentes.

 

Captura de tela mostrando o nome, descrição e imagem deste curso dentro da categoria NETEL.

 

Atenção: Todas as informações expostas nesta área estarão públicas.

 

Avisos e informes restrito aos alunos devem ser colocados dentro do curso, através da inserção de páginas ou recursos visuais, verifique o tipo de recurso ou atividade ideal para sua proposta nos tutorias contidos neste material (veja Atividades e Recursos).

 

Acompanhamento de Conclusão

Ao visualizar o curso no Painel, podemos deixar ou não a porcentagem de progresso do curso em evidência.

Imagem mostrando como a porcentagem de conclusão do curso, na imagem do curso.

 

Para editar o Acompanhamento de conclusão do curso, entre em Configurações (na página do curso) e selecione a opção desejada:

Imagem mostrando o campo Ativar acompanhamento de conclusão: com as opções sim e não.

 

Ao optar por não acompanhar a conclusão, não aparecerá a respectiva porcentagem:

Imagem mostrando a opção não selecionada e a imagem do curso sem a porcentagem para acompanhamento.

 

Altere quando precisar, preferencialmente, ative o acompanhamento de conclusão apenas após terminar o planejamento de curso, com todas as atividades previstas e prontas.

Atenção: Se o acompanhamento de conclusão estiver desativado, não é possível acionar a Conclusão de atividade do curso. Portanto, se precisar alterar algo no curso, ative o Acompanhamento de conclusão em SIM, realize a alteração dentro da atividade desejada e retorne a desativar o Acompanhamento de conclusão em NÃO, conforme preferir.

Captura de tela mostrando as opções de Conclusão de atividade de uma atividade de exemplo.

 

Se optar por aparecer o acompanhamento de conclusão, selecione Sim e a respectiva porcentagem aparecerá

Imagem mostrando a opção sim selecionada e a porcentagem de conclusão do curso na imagem do curso.

 

Há vários fatores que devem ser considerados nesta opção:

  • Conteúdo e atualização: tal porcentagem está associada às atividades já previstas dentro do curso, por este motivo, o ideal é que não haja muita inserção de atividades novas após a liberação de acesso dos alunos, caso contrário, haverá oscilação neste gráfico (inserção e exclusão de atividades alteram a porcentagem de atividades concluídas).

  • Itens de Checagem (checkbox): se comporta de acordo com o configurado. Caso esteja para considerar sua conclusão automática, o sistema reconhecerá o que estiver selecionado, ou seja, se está (ou não) atrelado à realização de atividade, se está apenas para leitura de página etc. Há ainda a possibilidade de ativação do item pelo próprio usuário (ao selecionar ou não a caixa de seleção), neste caso, o próprio aluno tem o controle de ativar ou não a realização de leitura dos textos, portanto, ele quem controla a porcentagem.

  • Sugestão de uso combinado: 
    - Emblemas: associe-os às conclusões de etapas do curso, auxilia na checagem da realização de atividades.
    - Barra de progresso: este bloco pode contribuir na configuração e organização do progresso das atividades pertinentes ao curso. 

Última modificación: miércoles, 18 de septiembre de 2024, 17:08