Queridas/os estudantes, como já comentado com alguns de vocês, estou escrevendo um projeto de pesquisa e gostaria de iniciar um grupo de estudos sobre o mesmo tema:
Futur...
Queridas/os estudantes, como já comentado com alguns de vocês, estou escrevendo um projeto de pesquisa e gostaria de iniciar um grupo de estudos sobre o mesmo tema:
Futuros possíveis: educação, eco-comunicação, cartografias narrativas
A ideia é ter encontros de modo híbrido, mas sobretudo online. Quem tiver interesse em participar ou em princípio conhecer melhor o projeto, envie email para mim com o título "Futuros possíveis" em: ana.fonseca@unila.edu.br com cópia para ana.flisb@gmail.com.
A noção de futuro possível aqui utilizada é construída a partir de Joanna Macy ("esperança ativa", ou seja, responder a uma crise, como a civilizacional e ambiental, mesmo quando não se vê saída para ela), Paulo Freire ("esperançar", ou seja, não ter esperança passiva, mas atuar em prol do que deve ser realizado), Donna Haraway ("response-[h]ability", a capacidade de dar resposta a uma crise ou policrise) e Fabio Scarano ("futuro regenerativo" como convergência entre visões de mundo modernas e não modernas, conhecimentos científicos e não científicos, natureza e cultura humana, natureza e tecnologia).
Também serão considerados autores como Antonio Bispo dos Santos ("envolvimento" no lugar de desenvolvimento e seres cosmológicos no lugar de cosmofóbicos), Anna Tsing ("margens indomáveis", "paisagens multiespécies"), Isabelle Stengers (sobretudo "No tempo das catástrofes"), Raquel Rolnik (cartografias sociais), Yu-Fu Tuan (percepção ambiental) e Milton Santos (em especial "Por uma outra globalização" e "A natureza do espaço"). Os "7 saberes da educação do futuro" de Edgar Morin também não podem ficar de fora.
Mas vamos construindo tudo juntos, com reflexões sobre nossas áreas de estudo ou atuação.
Foi um prazer encontrar vocês em algumas aulas de Biodiversidade, Geodiversidade e Paisagem. Sigamos!
Abraços,
Prof. Ana