Atividade com a plataforma iNaturalist
Introdução
A plataforma iNaturalist (https://www.inaturalist.org/) utiliza métodos de ciência-cidadã para aumentar a informação sobre biodiversidade no mundo. Dessa forma, qualquer pessoa, com qualquer nível de conhecimento sobre biodiversidade, pode contribuir com informações sobre a ocorrência de espécies de plantas, animais ou outros seres vivos em qualquer lugar do mundo. Os dados coletados são dispostos em uma rede social, e participantes mais experientes fazem a validação das observações. Após um certo número de validações confirmando a espécie, esse dado é enviado para compor o GBIF (Global Biodiversidy Information Facility - https://www.gbif.org/i), que agrega dados de localização de ocorrência de espécies de todo mundo, e é utilizado como a principal fonte para análise da distribuição espacial de biodiversidade. Além do iNaturalist, o GBIF também incorpora dados de ocorrência de espécies providos por diversas outras instituições de pesquisa. Os dados da localização de ocorrência de espécies podem ser utilizados, além de análises de biodiversidade, para entender como certas espécies estão relacionadas a outros atributos do ambiente, como temperatura, chuva, solos, entre outros. Isso pode ajudar a entender a área potencial de distribuição de espécies nativas, bem como de espécies invasoras, pragas, e também a potencialidade de plantio de espécies agrícolas e ornamentais.
Objetivo:
O objetivo desta atividade é você entender como funciona a plataforma iNaturalist, e contribuir catalogando a ocorrência de ao menos 2 espécies de plantas ou animais.
Atividade:
1. Crie uma conta na plataforma iNaturalist (https://www.inaturalist.org/signup), o site apresenta versão em Português do Brasil.
2. Baixe o aplicativo iNaturalist em um aparelho de celular, e faça login na sua conta.
3. Para aprender como usar o aplicativo, assista o vídeo disponível em:
Esse vídeo está em inglês, mas apresenta legenda em português, que pode ser habilitada no botão “CC”.
O iNaturalist tenta fazer sugestões de qual é a espécie, baseado nas fotos que você tirar. Certifique-se que seu celular está com o GPS interno ligado e que possui acesso à internet, no lugar de observação da espécie.
É importante também tirar fotos diferentes do ser vivo a ser identificado, inclusive com focos em diferentes partes. No caso de plantas, se possível, pode-se tirar fotos de folhas, flores, frutos, casca, copa e sementes. No caso de animais, é interessante tirar fotos vistas de lado, de frente, de cima, com foco na cabeça, asas, entre outras possibilidades. Há um breve vídeo (também com legendas em português) ensinando como melhorar as fotos:
Explore as fotografias das sugestões feitas pelo iNaturalist, para avaliar se realmente se parece com o espécime que você está observando. Caso você não tenha certeza da espécie exata que você encontrou, também é possível você escolher grupos mais amplos, como famílias ou gêneros de seres vivos, que também são sugeridos pelo iNaturalist. Lembre-se também de marcar se a espécie é cativa/cultivada, ou seja, se foi colocada lá intencionalmente por alguém. Ao adicionar a ocorrência da espécie, observe no mapa que mostra a distribuição dessa espécie, baseado nas observações de outros usuários.
Opcionalmente, caso não tenha acesso à internet no lugar de ocorrência da espécie, é possível tirar as fotos em um celular ou câmera, e depois adicionar à plataforma iNaturalist por um navegador de internet, em um computador. Caso queira fazer isso, aprenda utilizando o seguinte vídeo:
5. Para finalizar sua atividade, faça login na plataforma iNaturalist e tire uma imagem de tela da aba “Observações” (Observations) no seu perfil, para comprovar que você adicionou a observação de ocorrência de pelo menos 2 seres vivos. Submeta essa imagem de tela, como comprovação de execução da atividade.