Práticas Escolares em Educação Especial e Inclusiva

Objetivos gerais

  • Estudar e refletir sobre as políticas públicas que envolvam a educação especial e inclusiva.
  • Apresentar e trabalhar questões educacionais e escolares relacionadas ao público-alvo da educação especial em contextos inclusivos e bilíngues (Libras/Português).
  • Criar condições para a elaboração de práticas escolares destinadas ao público-alvo da educação especial.
  • Pensar e produzir estratégias, recursos, materiais, atividades didáticas e avaliativas que contemplem as especificidades do processo de aprendizagem do público-alvo da educação especial.

Objetivos específicos

  • Compreender o processo de inclusão de estudantes público-alvo da Educação Especial.
  • Realizar práticas inclusivas para a inclusão de estudantes público-alvo da Educação Especial.

Ementa

Inclusão escolar. Políticas públicas em educação especial.  Público-alvo da educação especial e suas características linguísticas e biopsicossociais. Ensino colaborativo (ou coensino). Formação e atuação docente para diferentes contextos educacionais. Planejamento de Ensino Individualizado (PEI). Flexibilização e Adequação Curricular. Atendimento Educacional Especializado (AEE). Acessibilidade. Desenho Universal. Tecnologias Assistivas. Práticas escolares inclusivas.