1. Propiciar aos alunos reflexões e análises
acerca da formação pedagógica do docente para a educação superior por meio
do desenvolvimento de bases teórico-metodológicas, no qual emerge o sentido
e o papel social da universidade pública brasileira.
2. Contextualizar a docência universitária no
que diz respeito às políticas, identidade e profissionalização, bem como
caracterizar a matriz organizativa dos saberes dos professores relacionados
ao campo didático e pedagógico.
3. Identificar e compreender as diferentes
tendências e/ou abordagens pedagógicas, seus impactos na didática, no
currículo, bem como seus limites e possibilidades enquanto norteadoras do
processo de ensino-aprendizagem universitário, no contexto atual.
4. Identificar e apreender a sala de aula
universitária como um espaço multidimensional, de exercício de práticas
social e cultural, de construção de conhecimentos e culturas por diferentes
atores em interação.
5. Compreender a importância da organização da prática didática
universitária, os diferentes níveis de planejamento relacionados a essa
organização, bem como os elementos do processo de ensino.
6. Favorecer a aquisição de ferramentas
necessárias ao exercício da docência que contribuam para o aprimoramento da
prática docente nos processos educativos relacionados ao ensino superior
(currículo, ensino, aprendizagem).
7.
Discutir criticamente o papel do professor e do aluno no contexto da
educação superior.
8. Investigar e discutir as atuais perspectivas
da pesquisa na área de formação de professores para a educação superior.
|