Objetivos gerais

 

Proporcionar uma visão abrangente das questões que envolvem a docência na Educação Superior bem como o desenvolvimento de aspectos teórico-práticos.

 

Objetivos específicos

1. Propiciar aos alunos reflexões e análises acerca da formação pedagógica do docente para a educação superior por meio do desenvolvimento de bases teórico-metodológicas, no qual emerge o sentido e o papel social da universidade pública brasileira.

2. Contextualizar a docência universitária no que diz respeito às políticas, identidade e profissionalização, bem como caracterizar a matriz organizativa dos saberes dos professores relacionados ao campo didático e pedagógico.

3. Identificar e compreender as diferentes tendências e/ou abordagens pedagógicas, seus impactos na didática, no currículo, bem como seus limites e possibilidades enquanto norteadoras do processo de ensino-aprendizagem universitário, no contexto atual. 

4. Identificar e apreender a sala de aula universitária como um espaço multidimensional, de exercício de práticas social e cultural, de construção de conhecimentos e culturas por diferentes atores em interação. 
5. Compreender a importância da organização da prática didática universitária, os diferentes níveis de planejamento relacionados a essa organização, bem como os elementos do processo de ensino. 

6. Favorecer a aquisição de ferramentas necessárias ao exercício da docência que contribuam para o aprimoramento da prática docente nos processos educativos relacionados ao ensino superior (currículo, ensino, aprendizagem).

7.  Discutir criticamente o papel do professor e do aluno no contexto da educação superior.

8. Investigar e discutir as atuais perspectivas da pesquisa na área de formação de professores para a educação superior.

Ementa

 

Os princípios da universidade e modelos universitários: conceitos de universidade, estrutura e funcionamento. A interdisciplinaridade no ensino superior. O professor universitário: objetivos no ensino superior, problemas e tendências. Planejamento de cursos, disciplinas e aulas. Avaliação e orientação de trabalhos acadêmicos.