Africanidades: por uma educação antirracista

 

O curso de extensão Africanidades é um projeto coordenado pela Prof. Ana Maria Dietrich em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do ABC.

Nosso objetivo é promover a discussão sobre a cultura africana e afro-brasileira e práticas pedagógicas lúdicas e inovadoras com vistas a construir uma Educação em Direitos Humanos. Explorando atividades como contação de histórias, jogos educativos, brincadeiras e folguedos, o Africanidades se destaca por apresentar uma metodologia pedagógica única que mescla teoria e prática em prol do aprendizado. Em nossas diversas ofertas abordamos as temáticas do lúdico, do quilombo, da luta e resistência dos povos negros além dos saberes e das culturas populares.

Seja em rodas de capoeira ou na contação de histórias, seja ancorado no conhecimento acadêmico ou no conhecimento ancestral, o Africanidades visa o desenvolvimento da prática pedagógica anti-racista. Aqui, ancestralidade e academia envolvem-se numa dança e nos levam a novas e encantadoras perspectivas.