O curso teórico prático acontecerá em 1 Quadrimestre na modalidade remota, com apoio do moodle.
Conta com três módulos , com três aulas, cada um deles e sendo dividido a cada aula em 2h de teoria e 2h de prática. Os módulos abordarão os seguintes temas: aspectos linguísticos da libras (m1), aspectos sociais (m2) e aspectos educacionais (m3). 
Iniciaremos falando das questões linguísticas / gramaticais para que os estudantes tenham vantagem em fazer o exercício de metalinguagem e iniciar a sinalização, logo no início do curso, qualificando a compreensão e expressão da libras. Nos módulos subsequentes (m 2 e 3 ) os estudantes seguem sinalizando na segunda parte da aula, mas com reflexóes mais teórico filosóficas concernetes aos aspectos sociais e educacionais da libras.
 A avalição acontecerá por meio da participação nas atividades síncronas e não síncronas. Ao menos 2 vídeos serão eleitos como P1 e P2. Serão estimulados que sejam confeccionados vídeos representativos dos processoas de aprendizagem de cada estudante, mas que também correspondam as reais necessidades da comunidade surda, tanto ao que se refere aos seus desafios de socialização, quanto aos desafios em seus processos educacionais.