A seguir, veja as atividades e recursos disponibilizados:


Captura de tela mostrando todas as atividades e recursos disponíveis no Moodle UFABC.

 

Arquivo

O módulo de arquivo permite que um professor forneça um arquivo como um recurso do curso. Sempre que possível, o arquivo será exibido na interface do curso, caso contrário, os estudantes serão levados a fazer o download. O arquivo pode incluir arquivos auxiliares, por exemplo uma página HTML pode ter imagens incorporadas.

Note-se que os estudantes precisam ter o software adequado em seus computadores para abrir o arquivo.

Um arquivo pode ser usado

  • Para compartilhar apresentações em aula
  • Para incluir um mini website como um recurso do curso
  • Para fornecer arquivos de rascunho de programas de software para que os estudantes podem editá-los e enviá-los para a avaliação

 

 Base de dados

O módulo de atividade Base de Dados permite aos participantes criar, manter e pesquisar uma coleção de itens (ou seja, registros).

A estrutura dos itens é definida usando diferentes tipos de campo, como: texto curto, caixa de seleção, botões de rádio, menu dropdown, área de texto, URL, imagem e arquivo.

Como professor, você pode comentar e avaliar os itens. Você também pode permitir que os estudantes avaliem e comentem os itens (avaliação por pares). As avaliações podem ser agregadas para formar uma nota final registrada no livro de notas.

Se o filtro de auto-ligação da base de dados estiver habilitado, todos os itens da base de dados (palavras ou frases) serão automaticamente vinculados quando aparecerem no curso.

Atividades de base de dados tem muitos usos, como

  • Um acervo colaborativo de links da web, livros, resenhas de livros, referências de jornal etc.
  • Para exibir fotos, cartazes, sites ou poemas criados por estudantes para comentários e revisões em pares

 

 Chat

O módulo de atividade chat permite que os participantes possam conversar em tempo real.

A conversa pode ser uma atividade de uma só vez ou pode ser repetida na mesma hora todos os dias ou todas as semanas. Sessões de chat são salvas e podem ser disponibilizadas para que todos possam visualizar ou restritas a usuários com a capacidade de visualizar os logs de sessão do chat.

Chats são especialmente úteis quando um grupo de bate-papo não é capaz de se encontrar cara-a-cara, como:

  • Reuniões regulares dos estudantes participantes de cursos online para que possam compartilhar experiências com outros no mesmo curso, mas em um local diferente
  • Um estudante temporariamente impossibilitado de comparecer pessoalmente conversar com seu professor para acompanhar o trabalho
  • Estudantes na experiência de trabalho se reúnem para discutir suas experiências entre si e com seu professor
  • Crianças mais jovens que usam chat em casa à noite como uma introdução controlada (monitorada) para o mundo das redes sociais
  • A sessão de perguntas e respostas com um orador convidado em um local diferente
  • Sessões para ajudar os estudantes a se prepararem para testes em que o professor ou outros estudantes, colocariam exemplos de perguntas

 

 Conteúdo do pacote IMS

Um pacote de conteúdo IMS é uma coleção de arquivos que são empacotados de acordo com um padrão acordado para que eles possam ser reutilizados em diferentes sistemas. O módulo do pacote de conteúdo IMS permite que tais pacotes de conteúdo sejam carregados como um arquivo zip e adicionados a um curso como um recurso.

O conteúdo geralmente é exibido em várias páginas, com navegação entre as páginas. Existem várias opções para exibir este conteúdo: em uma janela pop-up, com um menu de navegação ou botões, etc.

Um pacote de conteúdo IMS pode ser utilizado para apresentar conteúdo multimídia e animações.

 

Escolha

O módulo escolha permite ao professor fazer uma pergunta e especificar opções de múltiplas respostas.

Resultados da escolha podem ser publicados depois que os estudantes responderem, após uma determinada data, ou não. Os resultados podem ser publicados com os nomes dos estudantes ou anonimamente (embora os professores sempre vejam os nomes dos estudantes e suas respostas).

Uma atividade de escolha pode ser usada

  • Como uma pesquisa rápida para estimular reflexão sobre um tópico
  • Para testar rapidamente o compreensão dos estudantes
  • Para facilitar a tomada de decisões do estudante, por exemplo, permitindo que os estudantes votem em uma direção para o curso

 

 Escolha um grupo

O módulo Escolha um Grupo permite que os estudantes inscrevam-se em um grupo dentro de um curso. O professor pode selecionar quais os grupos que os estudantes podem escolher e o número máximo de estudantes permitidos em cada grupo.

 

  Ferramenta externa

O módulo de atividade ferramenta externa permite aos estudantes interagir com os recursos de aprendizagem e atividades em outros sites. Por exemplo, uma ferramenta externa pode fornecer acesso a um tipo de atividade nova ou materiais de aprendizagem de uma editora.

Para criar uma atividade ferramenta externa, é necessário que o provedor da ferramenta tenha suporte a LTI (Learning Tools Interoperability) . Um professor pode criar uma atividade ferramenta externa ou fazer uso de uma ferramenta configurada pelo administrador do site.

Atividades de ferramentas externas diferem de recursos URL em alguns aspectos:

  • As ferramentas externas utilizam informações de contexto, ou seja, têm acesso a informações sobre o usuário que iniciou a ferramenta, como: o curso, instituição e nome
  • Ferramentas externas suportam a leitura, atualização e exclusão de notas associado com a instância da atividade
  • Configurações de ferramentas externas criam uma relação de confiança entre seu site e o provedor de ferramentas, permitindo uma comunicação segura entre eles

 

Fórum

O módulo de atividade fórum permite que participantes tenham discussões assíncronas, ou seja, discussões que acontecem durante um longo período de tempo.

Existem vários tipos de fóruns que você pode escolher, como o fórum padrão onde qualquer um pode iniciar uma discussão a qualquer momento; um fórum onde cada estudante pode postar apenas uma discussão; ou um fórum de perguntas e respostas onde os estudantes devem primeiro fazer um post para então serem autorizados a ver os outros posts de outros estudantes. Um professor pode permitir que arquivos sejam anexados aos posts dos fóruns. As imagens anexadas são exibidas no post do fórum.

Participantes podem assinar um fórum para receber notificações de novos posts do fórum. Um professor pode definir o modo de assinatura como opcional, forçado ou automático, ou proibir as assinaturas completamente. Se necessário, é possível estabelecer um número máximo de postagens num determinado período de tempo; isto pode prevenir que alguns indivíduos dominem as discussões.

Posts dos fóruns podem ser avaliados pelo professor ou pelos estudantes (avaliação por pares). As avaliações podem ser agregadas para formar uma única nota final a ser gravada no livro de notas.

fórum tem muitas utilidades, como

  • Um espaço social para os estudantes se conhecerem
  • Anúncios sobre o curso (usando um fórum de notícias com assinatura forçada)
  • Para discutir conteúdos do curso ou os materiais para leitura
  • Para continuar online uma discussão iniciada em sala de aula
  • Para discussões entre os professores (utilize um fórum oculto)
  • Uma central de ajuda onde tutores e estudantes podem conseguir ajuda
  • Uma área de suporte um-para-um para comunicações particulares entre professor e estudante (usando um fórum com grupos separados e um estudante por grupo)
  • Para atividades de extensão, por exemplo "brainstorms" para estudantes sugerirem e avaliarem idéias

 

 Glossário

O módulo de atividade de glossário permite aos participantes criar e manter uma lista de definições, como um dicionário, ou coletar e organizar recursos ou informações.

Um professor pode permitir que arquivos sejam anexados aos termos do glossário. As imagens anexadas são exibidas no termo. Os termos do glossário podem ser pesquisados ou listados alfabeticamente ou por categoria, data ou autor. Os termos podem por padrão serem aprovados ou depender da aprovação de um professor antes de serem visualizadas por alguém.

Se o filtro de auto-ligação do glossário estiver ativado, os termos do glossário serão automaticamente vinculados quando as palavras e/ou frases do conceito aparecerem no curso, .

Um professor pode permitir comentários nos termos do glossário. Os termos também podem ser avaliados por professores ou estudantes (avaliação por pares). Avaliações também podem ser agregadas para formar a nota final que será registrada no livro de notas.

Glossários tem muitos usos, como por exemplo:

  • Um banco colaborativo de termos chaves
  • Um espaço "apresente-se" onde novos estudantes adicionam seus nomes e informações pessoais
  • Centralização de dicas ou melhores práticas sobre algum item
  • Uma área de compartilhamento de vídeosimagens ou arquivos de som
  • Como recurso de revisão de fatos a serem lembrados

 

 H5P

H5P é uma abreviatura de Pacote HTML5 - conteúdo interativo, como apresentações, vídeos e outros recursos multimídia, questões, questionários, jogos e muito mais. A atividade H5P permite que o H5P seja carregado e adicionado a um curso.

Todas as tentativas de questões são avaliadas automaticamente e a nota é registrada no livro de notas.

 

  JazzQuiz

A atividade JazzQuiz permite criar e administrar questionários em tempo real. Todos os tipos de perguntas regulares do questionário podem ser usados ​​no JazzQuiz.

É possível pular para diferentes perguntas durante a execução de uma sessão. As respostas são mostradas ao vivo em um gráfico de barras, otimizado para projetores. O modo tela cheia também fica disponível. Um limite de tempo pode ser definido para encerrar automaticamente a pergunta, ou também é possível encerrar manualmente a pergunta e passar para a próxima.

 

Laboratório de Avaliação

O módulo de atividade laboratório de avaliação permite a coleta, revisão e avaliação por pares do trabalho dos estudantes.

Os estudantes podem enviar qualquer conteúdo digital (arquivos), como documentos de texto ou planilhas e também podem digitar um texto diretamente em um campo utilizando o editor de texto.

Os envios são avaliados por um formulário de avaliação com critérios múltiplos, definidos pelo professor. O processo de avaliação por pares e a compreensão do formulário de avaliação podem ser praticados antecipadamente com exemplos de envios fornecidos pelo professor, juntamente com uma avaliação de referência. Os estudantes recebem a oportunidade de avaliar um ou mais dos envios de seus colegas. Os envios e os revisores podem ser anônimos, se necessário.

Os estudantes obtêm duas notas em uma atividade de laboratório de avaliação - uma nota pelo seu envio e uma nota pela avaliação dos envios de seus colegas. Ambas as notas são registradas no livro de notas.

 

  Laboratório Virtual de Programação

VPL é um módulo de atividade para o Moodle que gerencia tarefas de programação e suas principais características são:

  • Permite editar o código-fonte do programa no navegador
  • Os estudantes podem executar interativamente os programas no navegador
  • Você pode executar testes para revisar os programas.
  • Permite procurar similaridade entre arquivos.
  • Permite definir restrições de edição e evitar colar de texto externo.

 

  Lição

Uma lição publica o conteúdo em um modo interessante e flexível. Ela consiste em um certo número de páginas. Cada página, normalmente, termina com uma questão e uma série de possíveis respostas. Dependendo da resposta escolhida pelo estudante, ou ele passa para a próxima página ou é levado de volta para uma página anterior. A navegação através da lição pode ser direta ou complexa, dependendo em grande parte da estrutura do material que está sendo apresentado.

 

  Livro

O módulo livro permite que professores criem um recurso com diversas páginas em formato de livro, com capítulos e subcapítulos. Livros podem conter arquivos de mídia bem como textos e são úteis para exibir grande quantidade de informação que pode ficar organizada em seções.

Um livro pode ser usado

*Para exibir material de leitura para um módulo de estudo individual *Como um manual departamental *Como um portfólio para apresentação do trabalho do estudante

 

  Offline Quiz

Este módulo permite ao professor criar questionários offline que consistem em questões de múltipla escolha. Estas questões são mantidas no banco de questões do Moodle e podem ser reutilizadas dentro dos cursos e até mesmo entre cursos. Os questionários off-line podem ser baixados como arquivos PDF, DOCX ou LaTeX. Os alunos marcam suas respostas em folhas de formulário. As folhas do formulário são digitalizadas e as respostas importadas para o sistema.

 

Pacote SCORM

Um pacote SCORM é um conjunto de arquivos que são empacotados de acordo com um padrão definido para objetos de aprendizagem. O módulo de atividade SCORM permite que pacotes SCORM ou AICC sejam carregados como um arquivo zip e adicionados a um curso.

O conteúdo é geralmente exibido em várias páginas, com navegação entre as páginas. Existem várias opções para exibir o conteúdo: em uma janela pop-up, com um índice, com botões de navegação, etc. As atividades do SCORM geralmente incluem questões com as notas sendo registradas no livro de notas.

Atividades SCORM podem ser usadas

  • Para apresentar animações e conteúdo multimídia
  • Como ferramenta de avaliação

 

  Página

O módulo de página permite que um professor crie um recurso de página da web utilizando o editor de texto. Uma página pode exibir texto, imagens, som, vídeo, links da web e código incorporado, como mapas do Google.

As vantagens de utilizar o módulo de página em vez do módulo de arquivo incluem o fato da página ser mais acessível (por exemplo, para usuários de dispositivos móveis) e mais fácil de atualizar.

Para grandes conteúdos, é recomenda-se a utilizar o módulo livro em vez de uma página.

Uma página pode ser utilizada para:

  • Apresentar os termos e condições de um curso ou um resumo do programa do curso
  • Para incorporar vários vídeos ou arquivos de som juntamente com algum texto explicativo

 

  Pasta

O módulo pasta permite ao professor exibir um número de arquivos relacionados dentro de uma única pasta, reduzindo a rolagem na página do curso. Uma pasta compactada pode ser carregada e descompactada para exibição, ou uma pasta vazia criada e arquivos enviados para dentro ela.

Uma pasta pode ser usada:

  • Para uma série de arquivos em um tópico, por exemplo, um conjunto de documentos de exame anteriores em formato pdf ou uma coleção de arquivos de imagem para uso dos estudantes em seus projetos.

  • Para prover um espaço compartilhado de armazenamento para professores na página do curso (mantendo a pasta oculta para que só os professores possam vê-la)

 

PDF Annotation

Esta ferramenta permite marcação colaborativa em documentos PDF. Os usuários podem anotar partes específicas de um PDF e discuti-las com outros usuários.

 

  Pesquisa

O módulo de atividade de feedback permite ao professor criar uma pesquisa personalizada para obter feedback dos participantes usando uma variedade de tipos de questões, incluindo múltipla escolha, sim/não ou caixas de texto.

Respostas de feedback podem ser anônimas, se desejado, e os resultados podem ser mostrados para todos os participantes ou restrita apenas aos professores. Todas as atividades de feedback na página inicial do site também podem ser preenchidas por usuários não registrados.

Atividades de feedback podem ser usadas

  • Para avaliações do curso, contribuindo para melhorar o conteúdo para os futuros participantes
  • Para permitir que os participantes se inscrevam nos módulos do curso, eventos, etc.
  • Para pesquisas com visitantes sobre escolhas de cursos, políticas escolares, etc
  • Para pesquisas anti-bullying em que os estudantes podem relatar incidentes anonimamente
 
Pesquisa de avaliação

O módulo de atividade Pesquisa de Avaliação fornece uma série de instrumentos de pesquisa validados que têm sido úteis para avaliar e estimular a aprendizagem em ambientes online. Um professor pode utilizá-lo para recolher dados dos seus estudantes que irão ajudá-lo a aprender sobre a sua turma e refletir sobre o seu próprio ensino. Note que estas ferramentas de pesquisa são pré-preenchida com perguntas. Os professores que desejam criar o seu próprio inquérito deve usar o módulo atividade Pesquisa.

 

Presença

O módulo de atividade de presença permite ao professor registrar a presença durante a aula e aos estudantes visualizarem os seus dados de frequência.

O professor pode criar várias sessões e registrar a frequência como "Presente", "Ausente", "Atrasado" ou "Dispensado", ou modificar as opções de acordo com as suas necessidades.

Relatórios estão disponíveis para toda a turma ou individualmente para cada estudante.

 

 Questionário

A atividade Questionário permite criar e configurar questionários com questões de vários tipos, incluindo múltipla escolha, verdadeiro ou falso, correspondência, resposta curta entre outras).

O professor pode permitir que o questionário tenha múltiplas tentativas, com questões embaralhadas ou selecionadas aleatoriamente de uma categoria do banco de questões.

Cada tentativa é corrigida automaticamente, com exceção das questões dissertativas, e a nota é registrada no livro de notas do curso.

O professor pode escolher quando e se sugestões, comentários e respostas corretas são mostradas aos estudantes.

Os questionários podem ser utilizados:

  • Como provas de um curso
  • Como pequenos testes para tarefas de leitura ou no final de um tópico
  • Como prova de revisão usando questões de provas anteriores
  • Enviar comentários imediatos sobre o desempenho
  • Para auto-avaliação

 

  Questionário adaptativo

A atividade Questionário adaptativo permite que um professor crie questionários que medem com eficiência as habilidades dos participantes. Os questionários adaptativos são compostos de questões selecionadas do banco de questões que são marcadas com uma pontuação de sua dificuldade. As questões são escolhidas para corresponder ao nível de habilidade estimado do atual candidato. Se o candidato for bem-sucedido em uma questão, uma questão mais desafiadora será apresentada a seguir. Se o candidato responder a uma questão incorretamente, uma questão menos desafiadora será apresentada a seguir. Essa técnica se desenvolverá em uma sequência de questão convergindo no nível de habilidade efetiva do candidato. O questionário para quando a habilidade do candidato é determinada com a precisão necessária.

Esta atividade é mais adequada para determinar uma medida de habilidade ao longo de uma escala unidimensional. Embora a escala possa ser muito ampla, todas as questão devem fornecer uma medida de habilidade ou aptidão na mesma escala. Em um teste de nivelamento, por exemplo, as questões mais baixas na escala que os novatos são capazes de responder corretamente também devem ser respondidas por especialistas, enquanto as questões mais altas na escala devem ser respondidas apenas por especialistas ou um palpite de sorte. Questões que não discriminam os participantes de diferentes habilidades tornam o teste ineficaz e podem fornecer resultados inconclusivos.

As questão usadas no Questionário Adaptativo devem

  • ser pontuadas automaticamente como corretas/incorretas
  • e ser marcadas com sua dificuldade usando 'adpq_' seguido por um número inteiro positivo que esteja dentro do intervalo do questionário

Questionário Adaptativo pode ser configurado para

  • definir a gama de dificuldades de questões/habilidades do usuário a serem medidas. 1-10, 1-16 e 1-100 são exemplos de intervalos válidos.
  • definir a precisão necessária antes que o questionário seja interrompido. Freqüentemente, um erro de 5% na medida de habilidade é uma regra de parada apropriada
  • requer um número mínimo de questões a serem respondidas
  • requer um número máximo de questões que podem ser respondidas

 

Área de Texto e Mídia

A área de texto e mídia permite que você exiba texto e multimídia na página do curso.

Você pode usar uma área de Texto e mídia para:

  • Dividir uma longa lista de atividades do curso com um subtítulo ou uma imagem
  • Exibir um vídeo incorporado diretamente na página do curso
  • Adicionar uma breve descrição a uma seção do curso

 

  Tarefa

O módulo de atividade permite a atribuição de um professor para comunicar tarefas, recolher o trabalho e fornecer notas e comentários.

Os estudantes podem apresentar qualquer conteúdo digital (arquivos), como documentos de texto, planilhas, imagens ou áudio e videoclipes. Alternativamente, ou adicionalmente, a atribuição pode exigir dos estudantes a digitação do conteúdo diretamente no editor de texto. Uma tarefa também pode ser usada para lembrar aos estudantes das atribuições 'mundo real' que eles precisam para completar off-line, tais como obras de arte e, portanto, não necessita de qualquer conteúdo digital. Os estudantes podem submeter trabalhos, individualmente ou como membro de um grupo.

Ao analisar os trabalhos, os professores podem deixar comentários de feedback e fazer upload de arquivos, como marcar apresentações dos estudantes, documentos com comentários ou feedback de áudio falado. Atribuições podem ser classificadas de acordo com uma escala numérica ou customizada ou um método de classificação avançada, como uma rubrica. Notas finais são registradas no livro de notas.

 

  URL

O módulo de URL permite que um professor para fornecer um link de web como um recurso do curso. Qualquer coisa que esteja livremente disponível on-line, como documentos ou imagens, pode ser vinculada; URL não tem que ser a home page de um site. URL de uma página web em particular pode ser copiado e colado ou um professor pode usar o seletor de arquivo e escolher um link de um repositório, como Flickr, YouTube ou Wikipédia (dependendo de qual repositórios estão habilitados para o site).

Há uma série de opções de exibição para URL, como incorporado ou aberto em uma nova janela e opções avançadas para transmitir informações, como o nome de um estudante para URL, se necessário.

Observe que URLs também podem ser adicionados a qualquer outro tipo de recurso ou atividade através do editor de texto.

 

  Wiki

O módulo de atividade wiki permite aos participantes adicionar e editar uma coleção de páginas da web. Um wiki pode ser colaborativo, com todos podendo editá-lo, ou individual, onde cada um tem seu próprio wiki e somente ele pode editar.

Um histórico de versões anteriores de cada página do wiki é mantido, listando as edições feitas por cada participante.

Wikis têm muitas utilidades, como:

  • Para agrupar anotações ou guias de estudo
  • Para os membros de uma faculdade planejarem um esquema de trabalho ou agendarem uma reunião juntos
  • Para que os estudantes criem colaborativamente um livro on-line, criando conteúdo em um tópico definido pelo seu tutor
  • Para narração colaborativa ou criação de poesia, onde cada participante escreve uma linha ou verso
  • Como uma revista pessoal para notas de exame ou revisão (usando um wiki individual)
Última atualização: quinta-feira, 19 set. 2024, 14:50