Responsável - Prof. Dr. Flávio Rocha de Oliveira

Monitor - Prof. Ms. Rafael Almeida Ferreira Abrão

EMENTA: Os discursos sobre Estado, território e poder na Geografia Política e na Geopolítica Clássica. Discutir a renovação da Geografia Política e as novas interpretações sobre a relação entre espaço e poder. Cartografias do mundo contemporâneo: países, blocos regionais e relações internacionais. O desafio comum dos territórios sem Estado: oceanos, espaço cósmico, Antártida. Examinar o papel da divisão social e territorial do trabalho, assim como seus impactos na organização regional. Analisar a formação sócio-espacial das economias centrais e dos países periféricos.

Método de ensino: Aulas assíncronas e síncronas. As aulas serão previamente gravadas e estarão disponíveis, no formato de vídeos, para alunos e alunas. No caso de aulas síncronas, elas também serão disponibilizadas posteriormente no formato de vídeos para os estudantes. Durante a semana, nos horários de aula, o professor e o monitor estarão presentes online para discutir os textos com a classe, esclarecer dúvidas e participar de discussões teóricas e em torno da conjuntura geopolítica contemporânea. Para tanto, é fundamental que os textos principais sejam lidos.

Avaliação: As avaliações seguirão as recomendações em termos de prazos de disponibilidade contidos na RESOLUÇÃO No 240/2020 - CONSEPE (11.99) - recomendo fortemente que o alunado leia esse documento oficial da UFABC. Em termos práticos, as avaliações serão compostas da seguinte maneira:

a) quatro atividades-teste (valendo 70% da nota) - eles serão enviados com uma semana de antecedência. No dia da entrega, não haverá aula. @s alun@s poderão, inclusive, utilizar desse horário para responder e enviar a atividade feita.

b) trabalho em grupo (valendo 30% da nota) - texto apresentado versando sobre tema ou problema envolvendo tópicos estudados no curso e com aplicação na conjuntura geopolítica atual. Ele deve ter uma discussão teórico-conceitual alicerçada em um ou mais autores vistos nas aulas, uma metodologia e justificativa na análise do problema escolhido.  Haverá uma discussão sobre os parâmetros e possibilidades de trabalho com os grupos que assim o desejarem. Recomendo fortemente que representantes dos grupos agendem conversas com o professor ou o monitor no horário da aula ou em horários alternativos.