Ementa: O que é metodologia científica? Para que serve? A ciência: um tipo de conhecimento dentre outros. A ciência e o senso comum. Ciências Naturais e Ciências Humanas e Sociais. Métodos quantitativos e métodos qualitativos: limites e complementaridades. Questões éticas na pesquisa científica. A pergunta de pesquisa e formulação do problema de pesquisa. O Projeto de Pesquisa. A importância da teoria. Métodos, técnicas, procedimentos de pesquisa, cronograma e referências bibliográficas. Análise dos dados.

 Bibliografia

ANDRÉ, M. E. D. A. Etnografia da prática escolar. São Paulo: Papirus, 1995.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições, 2011.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

CARVALHO, A. M. P. Ensino de Ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo, Thomson, 2004.

CRESWELL, J.W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2010.

DELIZOICOV, D. Pesquisa em ensino de ciências como ciências humanas aplicadas. Cad. Bras. Ens. Fís., 21: 145-175, 2004.

ESTEBAN, M.P.S. Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos e tradições. Porto Alegre: AMGH Editora, 2003.

GRECA, I. M. (Org) A pesquisa em ensino de ciências no Brasil e suas metodologias.  Ijuí : Ed. Unijuí, 2006.

SOUZA MARTINS, H. H. Metodologia qualitativa de pesquisa. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30,  n.2, p. 289-300, maio/ago. 2004 289.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2011.

YIN, R.K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2010.